Topo

Ex-São Paulo, Boschilia abre mão de glamour para brilhar em time francês

Gabriel Boschilia comemora gol do Nantes diante do Toulouse - SEBASTIEN SALOM GOMIS / AFP
Gabriel Boschilia comemora gol do Nantes diante do Toulouse Imagem: SEBASTIEN SALOM GOMIS / AFP

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

02/11/2018 04h00

Pare e pense: se você tivesse a chance de escolher entre Mônaco e Nantes, em qual lugar moraria na França? Para a maioria dos brasileiros, o caminho natural seria a primeira e suas marinas e iates de luxo, o famoso circuito de rua de Fórmula 1, com magnatas bilionários por todos os lados. Essa não é, no entanto, a preferência de Gabriel Boschilia, que desembarcou no principado em 2015, após ser vendido pelo São Paulo por mais de R$ 30 milhões.

Hoje emprestado pelo Monaco, Boschilia se sente em casa em Nantes.

O meia de 22 anos atravessa excelente fase no novo desafio, balançou as redes três vezes e distribuiu três assistências nos últimos cinco jogos pelo Campeonato Francês e chegou a ser escolhido para a seleção da rodada do jornal "L’Équipe" recentemente.

Longe de ser um destino badalado entre os brasileiros, Nantes divide o sucesso com a sua nova estrela também: a cidade foi eleita neste ano uma das melhores para se morar e trabalhar fora da capital Paris. O destaque da revelação tricolor pode abrir caminho para ainda mais compatriotas descobrirem a rota.

“Tem muita, mas muita diferença, mesmo, entre Mônaco e Nantes”, conta Boschilia ao UOL Esporte.

“Como sou do interior, sempre gostei de tudo muito simples, fico mais à vontade aqui (em Nantes) do que em uma cidade grande. Até o momento, tem sido bacana, estamos (eu e minha família) gostando, moramos em casa. Em Mônaco, era somente apartamento, um pouco chato. Fora que tem todo aquele negócio de gente rica em todo canto, aqui é mais sossegado”, prossegue.

“Pegava a questão de se vestir, por exemplo. Uma vez fui para um cassino de moletom e não deixaram entrar. Falar que não vai ligar, não dá. Um pouco mais complicado ir para restaurante, tem de ir com aquela roupa (mais arrumada), lugar de alto padrão, ficam olhando você”, completa.

Com passagem pelas seleções brasileiras de base, Boschilia tem a companhia de uma legião de brasileiros no Nantes: Lucas Evangelista, ex-São Paulo, Diego Carlos, outro formado em Cotia, Fábio, ex-Manchester United e Fluminense, Andrei Girotto, ex-Palmeiras e Chapecoense, e Lucas Lima, ex-Botafogo e Inter.

Duelo particular com Ganso

Ganso - FRANCOIS LO PRESTI / AFP - FRANCOIS LO PRESTI / AFP
Imagem: FRANCOIS LO PRESTI / AFP

É com um argentino, no entanto, que ele tem se virado melhor na equipe e estabelecido sintonia fina: o seu parceiro na linha de frente é Emiliano Sala, responsável por nove gols na atual campanha. “Deu certo essa dupla”, sorri.

No último dia 27, o camisa 20 teve um reencontro especial na vitória de 2 a 1 do Nantes sobre o Amiens, fora de casa.

Enquanto ele brilhava em campo como titular, com um gol e uma assistência naquela que foi uma de suas melhores atuações na Ligue 1, viu o ex-companheiro Paulo Henrique Ganso sair do banco de reservas aos 27 minutos do segundo tempo para tentar, sem sucesso, uma reação tardia na partida.

“O Ganso é o Ganso, um jogador excepcional, não tem nem o que falar. Fiquei feliz de vê-lo aqui, a gente conversou um pouco, ele me contou que a cidade em que está morando é tranquila. Acima de tudo, está contente, vai ter mais oportunidade a partir de agora”, afirma.

Kia cuida do futuro no mercado

On est Nantes

Uma publicação compartilhada por Gabriel Boschilia (@boschilia)

em

Esse é o segundo empréstimo de Boschilia após desembarcar no Monaco, em agosto de 2015. Logo que chegou, ele passou também pelo Standard Liége, da Bélgica, uma experiência que serviu para que se adaptasse mais rapidamente ao futebol europeu e retornasse aos monegascos para cavar um espaço. Sem a continuidade que desejava na última temporada, pediu, então, para sair.

“O meu contato com a diretoria sempre foi tranquilo. Eles tinham consciência que eu precisava jogar mais, ter mais chance e compreenderam. Quando apareceu o Nantes, na hora, eu fiquei feliz. Tiveram outras situações na Europa, mesmo, mas recebi apenas referências positivas daqui”, diz.

O empresário Kia Joorabchian é o responsável por cuidar de sua carreira ao lado do sócio Giuliano Bertolucci.

Mesmo com a cotação em alta, o meio-campista evita fazer planos para o futuro nesta altura e prega a cautela antes de definir o próximo passo. “Para ser sincero, nem pensei nisso ainda. Como a temporada acabou de começar, estou focado em fazer o meu melhor, destacar e depois ver o que acontece. Mais para o final, se seguir assim, dá para conversar com calma”, pondera.

Recuperado da lesão que atrapalhou o seu início em gramados europeus, Boschilia teve o seu contrato renovado com o Monaco até 2021 antes de ser emprestado ao Nantes.