Topo

Ídolo inglês fala em "jogo sujo" do City, e Guardiola mostra incômodo

Técnico espanhol reagiu às críticas de Gary Neville sobre faltas do Manchester City - Phil Noble/Reuters
Técnico espanhol reagiu às críticas de Gary Neville sobre faltas do Manchester City Imagem: Phil Noble/Reuters

04/11/2018 09h51

Um comentário do ex-jogador Gary Neville é uma das polêmicas da semana no futebol inglês. Após a vitória por 1 a 0 do Manchester City sobre o Tottenham na última segunda-feira, pela 10ª rodada da Premier League, o ídolo do Manchester United afirmou durante participação no canal Sky  Sports que há muito "cinismo" em relação ao jogo praticado pelo City, pois o time adota antijogo ao fazer faltas para evitar contra-ataques. 

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, respondeu às declarações neste sábado. Na véspera da partida contra o Southampton, pela rodada seguinte do Campeonato Inglês, o treinador espanhol foi confrontado sobre a posição de Neville e mostrou incômodo. "Eu discordo completamente dele", afirmou, antes de explicar sua posição sobe o tema.

"Nós somos um time que tenta jogar e, é claro, quando há um contra-ataque às vezes também há contato, a ação é faltosa, mas como um time não pensamos nisso. Meus times nunca estiveram focados em fazer algo errado contra o adversário. Eu não concordo em nada com esses comentários, de que nós procuramos esse tipo de situação", bradou Guardiola.

Após a declaração de Guardiola, torcedores ingleses se lembraram de uma entrevista de Domenec Torrent, amigo do treinador e ex-auxiliar, sobre um dos princípios de suas equipes, que é a "regra dos 5 segundos". Segundo essa tática, a ideia é pressionar para recuperar a posse de bola logo após perdê-la. Caso contrário, uma falta é aceitável para que o time se recomponha na defesa. É a "falta tática".

Neville tentou esclarecer que não estava depreciando a mentalidade do Manchester City e fez até elogios públicos ao brasileiro Fernandinho. Guardiola, porém, não reagiu bem às acusações de que instrui seus jogadores a cometerem faltas: "Isso nunca aconteceu no Barcelona, nunca aconteceu no Bayern de Munique, não acontece no Manchester City e não acontecerá no futuro da minha carreira. Não estou dizendo que não fazemos faltas. Mas não há intenção deliberada."

Guardiola foi eleito como melhor técnico do mundo pela revista inglesa Four Four Two na semana passada. O Manchester City disputa a liderança do Campeonato Inglês e lidera o Grupo F da Liga dos Campeões da Europa.