Topo

Cuca "levanta" Copete no Santos com trabalho de recuperação de autoestima

Copete em ação durante treino do Santos sob o comando de Cuca -  Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Copete em ação durante treino do Santos sob o comando de Cuca Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

06/11/2018 04h00

O atacante Jonathan Copete “ressuscitou” no Santos ao marcar um dos gols do time no clássico contra o Palmeiras, no último sábado, no Allianz Parque, pela 32º rodada do Campeonato Brasileiro. Antes esquecido no elenco santista, o colombiano apareceu nos últimos dois jogos após receber o apoio do técnico Cuca.

Segundo apurou o UOL Esporte, Copete estava desmotivado, sem ânimo, no clube paulista. No entanto, o treinador iniciou um processo para reerguer o jogador, principalmente na base da conversa. Cuca levantou a autoestima do atleta ao dizer que sempre gostou de seu futebol e que muitos clubes do futebol brasileiro e sul-americano pretendem contratá-lo.

Antes de iniciar o processo, Cuca buscou informações dentro do clube, pois estranhava o ostracismo do atleta. Isso porque o treinador lembrou os bons jogos de Copete pelo Atlético Nacional, da Colômbia, e também pelo Santos.

O treinador descobriu que o colombiano estava desanimado por ter sido "esquecido" no elenco e que a timidez do atleta colaborava e muito para a situação. Desde que chegou ao Santos, Copete sempre teve dificuldades para fazer amizades.

O colombiano, inclusive, já recebeu ajuda dos psicólogos do clube por ser bastante introvertido. Na visão dos profissionais, a timidez do jogador atrapalha o seu desempenho em campo.

Copete já disputou 115 jogos pelo Santos e marcou 25 gols. Em 2018, o colombiano esteve em campo em 30 jogos (13 pelo Brasileirão), foi responsável por quatro assistências e marcou apenas um gol: sobre o Palmeiras, no sábado.

O atacante voltou a jogar nas duas últimas partidas: vitória por 3 a 0 contra o Fluminense, no último dia 27, e na derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, no último sábado (dia 3).

Antes, a última partida havia acontecido em 23 de setembro, na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Copete fez sete jogos sob o comando de Cuca e 23 partidas com Jair Ventura, que comandou o alvinegro praiano no primeiro semestre deste ano e hoje está no Corinthians. Mas vale ressaltar que o atual treinador dirigiu a equipe santista em 21 jogos, enquanto Jair comandou o time em 39 partidas. 

Nestes sete jogos que disputou com Cuca, o colombiano saiu do reserva em todos eles. Na maioria, já nos dez minutos finais dos jogos. Aliás, Copete foi titular pela última vez em 10 de julho, no amistoso que terminou empatado em 0 a 0 contra o Querétaro-MEX, ainda sob o comando de Jair.