Topo

App para treinar árbitros simula pressão e reação durante atividade física

Javier Estrada, árbitro espanhol da Fifa, foi consultor na criação do app - Mike Hewitt/Getty Images
Javier Estrada, árbitro espanhol da Fifa, foi consultor na criação do app Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2018 04h00

Um trabalho de conclusão de curso pode se tornar o novo aliado de árbitros na Espanha. Trata-se de um app que simula a pressão psicológica sobre um juiz quando ele precisa tomar uma decisão importante, dando de um a três segundos para tal resposta. Sua característica principal, no entanto, é oferecer tal situação enquanto o usuário pratica uma atividade física, como se estivesse realmente em uma partida de futebol.

Apelidado de “ReFeree”, o app foi desenvolvido por Antonio Expósito, mestre em engenharia da computação pela Universidade de Lleida, na Espanha. Atualmente, ele oferece cerca de 60 situações de jogo que exigem uma ação rápida do árbitro para definir se marca impedimento, pênalti e falta dura.

Essa decisão deve ser tomada entre um e três segundos, de acordo com o ajuste feito no app. Assim, o usuário se vê forçado a assinalar ou não determinado lance em uma condição de pressão, preparando-o para situações reais no futuro.

“O objetivo é ajudar o árbitro a se preparar mentalmente e a simular a pressão psicológica de um jogo. Atualmente não há nada no mercado que simule tantos fatores com esse método de preparação”, defendeu Expósito ao “La Vanguardia”.

Para chegar o mais perto possível da realidade, o criador do app contou com a ajuda de um especialista. Javier Estrada, de 42 anos, é árbitro profissional e um dos dez espanhóis credenciados pela Fifa, atuando no cenário internacional desde 2013.

Estrada foi chamado porque a intenção era desenvolver uma ferramenta que fugisse da teoria e se concentrasse apenas na prática, aliando atividade física e treinamento para reduzir erros em campo.

Como recentemente a federação espanhola aumentou a frequência de testes físicos para árbitros que atuam na primeira e na segunda divisões, o app poderia se tornar um aliado também na preparação técnica.

Expósito agora tenta fazer seu app chegar aos dirigentes espanhóis para que seu uso seja avaliado. Ele defende que o recurso também pode ser facilmente adaptado a outras modalidades, ampliando as opções de mercado caso sua aposta no futebol não tenha bom resultado.