Topo

Antonio Conte explica negociação com o Real Madrid e rebate Sergio Ramos

Antonio Conte afirmou que não deverá assumir outro clube até a próxima temporada - Glyn Kirk/AFP
Antonio Conte afirmou que não deverá assumir outro clube até a próxima temporada Imagem: Glyn Kirk/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 17h50

Até as vésperas da demissão de Julen Lopetegui, o italiano Antonio Conte era tido como o principal candidato a assumir o cargo de técnico do Real Madrid. O negócio, no entanto, não se concretizou e o interino Santiago Solari deverá ser efetivado no posto. 

Em silêncio durante as especulações, Conte finalmente se manifestou sobre alguns aspectos da possível ida ao Santiago Bernabéu, como a diferença entre seu estilo pragmático e o estilo do clube madridista, que exige um futebol vistoso. "Nós, técnicos italianos, temos uma grande cultura de trabalho e quando entramos em um novo ambiente, não podemos mudá-lo por completo, devemos fazê-lo pouco a pouco", afirmou, em entrevista à emissora italiana Sky Sports. 

Sem clube desde que foi demitido do Chelsea, antes da atual temporada europeia, o italiano prefere seguir no mercado por mais um tempo. "Acredito que, para um treinador do meu nível, é melhor esperar o início da próxima temporada e não pegar um trem andando, como seria com o Real Madrid", declarou. "Prefiro esperar até junho e iniciar um trabalho com um novo elenco. Neste momento, não sinto a necessidade de voltar a treinar e sigo com esta ideia. Mas, quem sabe, em dois meses mudo de ideia e vou trabalhar", completou.

Conte também foi perguntado sobre sobre as declarações de Sergio Ramos que, após a derrota por 5 a 1 para o Barcelona, disse que um novo treinador deveria ganhar o respeito, não impô-lo. "A gestão de um vestiário é mais importante do que o conhecimento de um técnico", completou o capitão, no que foi visto como uma indireta ao italiano. 

"As palavras de Ramos? Quando um treinador chega a uma equipe, deve levar educação e respeito, algo que também se espera dos jogadores. Quando isso falha, os problemas começam", analisou.

Sua permanência no Chelsea foi abreviada justamente pela sua má relação com alguns dos principais jogadores do elenco, como David Luiz e Diego Costa. À rádio italiana Rai Sports, Conte disse que "cada treinador deve ser como um bom alfaiate e adaptar suas crenças ao material humano que tem à sua disposição".