Topo

Brasileirão Facts: após Aguirre e Batista, já são 28 trocas de técnico

Leonardo Benassatto/Reuters
Imagem: Leonardo Benassatto/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 12h00

Nenê recebe a bola dentro da área e bate. No meio do caminho, o atacante Brenner aparece para desviá-la rumo o gol, empatando o clássico no Itaquerão. Os dois se unem para comemorar, correndo em direção ao banco. O técnico Diego Aguirre estende o braço, esperando um cumprimento. Qualquer cumprimento. Eles passam direto para encontrar os companheiros de banco de reservas. Nas redes sociais são-paulinas, o episódio viralizou, especialmente quando a relação entre o veterano meia e o treinador já não era das melhores.

NENÊ E BRENNER IGNORARAM AGUIRRE?

Gols UOL Esporte

Podia ser apenas uma distração dos jogadores. Mas, quando, um dia depois o clube anunciou a demissão de Aguirre, o gesto ganhou maior relevância. Assim como outra ação do veterano meia no primeiro tempo. Antes de ser chamado para jogo, quando aquecia com os demais reservas na faixa esquerda do campo, Nenê aproveitou uma cobrança de lateral para bater um longo papo, passando instruções a Reinaldo.

Sumido das redes sociais desde setembro, o meia voltou ao Twitter na noite deste domingo para compartilhar imagem em que supostamente aponta na direção de Aguirre durante sua caminhada com Brenner. A queda do uruguaio já havia sido noticiada.

Somando

Paraná vence América-MG pela 33ª rodada do Brasileirão - Marcelo Alvarenga/AGIF - Marcelo Alvarenga/AGIF
Imagem: Marcelo Alvarenga/AGIF

A diretoria do América-MG agiu de modo mais rápido que a são-paulina. Ainda no sábado, optaram pela demissão de Adilson Batista depois de o time ter perdido para o já rebaixado Paraná. Adilson durou 19 partidas no cargo, com quatro vitórias, oito empates e sete derrotas. Velho conhecido do clube, Givanildo Oliveira foi anunciado como seu substituto. Ele será o terceiro a dirigir a equipe no Brasileirão. 

Com as quedas de Adilson e Aguirre, o campeonato chega a 28 trocas de treinadores em 33 rodadas, num cálculo que não tem fim. Cabe uma ressalva, de todo modo: nem todos esses técnicos foram dispensados pela cúpula de seus clubes. Alguns deles saíram por conta própria, como no emblemático caso de Fábio Carille, que deixou o Corinthians durante a campanha na qual defendia o título.

A autocrítica de Martín Silva

Para se distanciar da zona de rebaixamento, qualquer ponto é importante para o Vasco. Se ele vier num empate com o Grêmio em Porto Alegre, tanto melhor. E o time de Alberto Valentim estava conseguindo isso, até que, nos acréscimos, os vascaínos foram traídos por um homem de confiança. O goleiro Martín Silva levou um frangaço após chute do volante Matheus Henrique.

Deixemos que o próprio uruguaio descreva o lance: “Acho que vínhamos fazendo uma boa partida e estávamos conseguindo um ponto importante. Foi uma bola que apareceu no meio da defesa. Veio variando muito. Não consegui pegar do jeito que queria. É uma fatalidade. Perder num lance assim é muito difícil.”

Agora assistam:

O Brasileirão Facts faz parte do resumo da rodada do Campeonato Brasileiro do UOL Esporte.