Topo

Ainda ligado ao Palmeiras, Robinho tem o Corinthians como sua maior vítima

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

13/11/2018 04h00

Adversário do Cruzeiro na finalíssima da Copa do Brasil, o Corinthians traz boas lembranças ao time celeste não só por causa do hexacampeonato. Para Robinho, enfrentar o alvinegro costuma significar boas apresentações em campo. Ainda emprestado pelo Palmeiras, o jogador costuma se dar bem contra o antigo rival. Contra nenhuma outra equipe o meia marcou tantos gols em sua carreira. Até agora foram seis.

Com mais de 100 bolas na rede como profissional, Robinho costuma chamar atenção pelos golaços em clássicos regionais, seja jogando pelo Cruzeiro ou nos tempos de Palmeiras. Na véspera da final da Copa do Brasil, Robinho brincou sobre ainda ter um pouco de "sangue verde" ao dizer que a decisão teria um gosto especial para ele. Em campo, foi ele quem abriu caminho para o título celeste em Itaquera. Foi a sexta vez que o jogador marcou contra o Corinthians, tornando o time alvinegro sua maior vítima na carreira, ao lado de outro antigo rival, o São Paulo.

Apesar de estar na Toca da Raposa há quase três anos, Robinho ainda está emprestado pelo Palmeiras. O atual vínculo com o Cruzeiro vai até o fim de 2019, mesmo momento que termina seu contrato com o clube paulista. A partir de julho, o jogador poderia assinar um pré-contrato com o time celeste, mas ainda não sabe se o alviverde irá entrar na disputa para ter seu antigo jogador de volta.

Neste ano, Robinho diminuiu sua frequência de gols e só marcou quatro vezes até agora, metade da marca alcançada em 2017. Por outro lado, o jogador passou a ser bem mais participativo na construção das jogadas, indo de uma única assistência no ano passado para oito nesta temporada, figurando entre os primeiros da equipe no quesito. O jogador ainda foi o atleta que mais teve participação direta nos gols mineiros durante as fases da mata-mata da Libertadores e da Copa do Brasil, seja com gols ou assistências.

Hoje titular, Robinho teve sua vaga ameaçada mais de uma vez, mas sempre permaneceu entre os titulares de Mano Menezes, principalmente nas decisões. Porém, sua presença ainda não é certa nesta quarta-feira (14), contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Mano Menezes pretende rodar alguns jogadores devido à série de jogos e pode poupar alguns atletas para não comprometer a parte física dos seus comandados.