Topo

Com cartões para técnicos, regras do futebol podem sofrer mudanças em 2019

Encontro de negócios da Ifab foi realizado nesta quinta-feira (22) - Divulgação/Ifab
Encontro de negócios da Ifab foi realizado nesta quinta-feira (22) Imagem: Divulgação/Ifab

Do UOL, em São Paulo

22/11/2018 18h21

A International Board (Ifab), organismo responsável pelas regras do futebol, realizou seu encontro anual de negócios, nesta quinta-feira (22), em Glasgow (Escócia), e chegou a um acordo para mudanças nas regras a partir da temporada 2019-20.

As principais novidades são: um jogador substituído deve deixar o campo na linha que limita o gramado mais próxima que estiver; cartões amarelos e vermelhos por má conduta para membros da comissão técnica; a bola não precisa sair da área em cobranças de tiro de meta; faltas para a defesa cobradas dentro da área.

Todos os membros no encontro recomendaram que essas mudanças devem ser apoiadas no encontro anual geral da Ifab em março de 2019 para inclusão nas regras do jogo da próxima temporada.

Além disso, também foi discutida a possibilidade de alternar a ordem das cobranças durante disputas por pênaltis, mas a ideia não teve total apoio dos presentes.

No encontro, também foi falado que poderá ser dado bola ao chão se a bola bater no árbitro e entrar no gol, mas essa e outras medidas ainda não estão previstas.

Por fim, todas as competições que desejarem usar o árbitro de vídeo (VAR) serão obrigadas a implementar o Programa de Assistência e Aprovação da Fifa/Ifab, chamado de IAAP, para receberem a aprovação necessária do sistema.