Topo

Governo de MG decreta estádio do Atlético como projeto de interesse social

Ilustração de como será a parte interna do futuro estádio do Atlético-MG - Reprodução
Ilustração de como será a parte interna do futuro estádio do Atlético-MG Imagem: Reprodução

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

24/11/2018 10h30

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou, nessa sexta-feira (23), documento que decreta a Arena MRV projeto de interesse social. Esta é uma das formas que o Atlético-MG encontrou para viabilizar a construção de seu estádio de forma mais rápida.

O UOL Esporte teve acesso ao decreto do político mineiro na manhã deste sábado e confirmou com uma fonte ligada ao clube a veracidade do documento. O Galo, agora, aguarda o aval das autoridades ambientais para dar sequência ao projeto.

O fato é tratado como um passo importante pois permite que a Arena MRV seja construída em um local que requer desmatamento de uma área de Mata Atlântica e também a canalização de um córrego que atravessa o lote do estádio. Ambos são tratados como Áreas de Proteção Permanente (APPs) e possuem legislação rígida para exploração.

Mesmo que isso signifique um avanço na construção da Arena MRV, o Atlético ainda aguarda a autorização de secretarias do meio ambiente. É preciso o aval nas esferas municipal e estadual.

O documento assinado por Fernando Pimentel (PT) explica a situação: "Este decreto limita-se, em seus efeitos, ao reconhecimento do interesse social do empreendimento referido".

Na sequência, o arquivo do governo explica que há a necessidade de autorização dos órgãos específicos: "A autorização de supressão de vegetação em área de preservação permanente, a partir desta declaração, dependerá de procedimento administrativo próprio dos órgãos ambientais competentes, na forma de legislação vigente, sob pena de perda de eficácia deste decreto".

O Atlético-MG, agora, espera iniciar as obras no primeiro semestre de 2019. A expectativa é que o local esteja pronto no início da próxima década.