Conselho vota arquivar processo de impeachment no Coritiba; Namur comenta

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

  • Arquivo Pessoal

    Samir Namur segue no comando do Coritiba após arquivamento do processo de impeachment

    Samir Namur segue no comando do Coritiba após arquivamento do processo de impeachment

Por 81 votos contra 66, o Conselho Deliberativo votou pelo arquivamento do processo de impeachment contra o presidente do Coritiba, Samir Namur. Com um parecer desfavorável emitido ao pedido de destituição, elaborado pela Comissão Jurídica, os conselheiros optaram por encerrar a discussão sobre a saida de Namur no Coxa. Com isso, não haverá votação aberta ao colégio eleitoral e Namur segue no comando do clube, eleito até 2020.

"O arquivamento dá mais tranquilidade para trabalhar e focar exclusivamente no planejamento do futebol para 2019. E a postura de diálogo e busca por união continua", comentou o presidente em contato com o UOL Esporte.

O presidente não tinha nenhuma acusação contra si, mas um grupo com mais de 80 conselheiros encontrou amparo no Estatuto do clube, que aponta que a Assembleia Geral é soberana sobre o Conselho Gestor, para abrir o pedido. O Conselho Deliberativo aceitou votar o pedido, e o resultado de arquivamento interrompeu que a decisão fosse repassada para os sócios.

"Respeitaremos a decisão da maioria do Conselho por entender que as decisões sobre o destinos do clube devem ser mantidas intramuros. Respeitaremos a vontade da maioria dos Conselheiros que são os representantes eleitos dos Sócios. Esperamos que o Presidente Samir Namur efetivamente cumpra os compromissos assumidos na noite de hoje e faça uma gestão mais participativa, inclusive com eventual alteração na composição do G5 e contratação de um CEO com efetiva experiência para comandar o Coritiba, em especial com capacidade de angariar recursos de toda monta para que o time de 2019 seja competitivo", comentou Julio Jacob Jr., conselheiro que esteve à frente do pedido de impeachment em trecho de mensagem enviada à reportagem.

O Coritiba se despediu da Série B e da temporada 2018 vencendo o campeão Fortaleza, 1 a 0, no Couto Pereira na última sexta-feira (23). A equipe entra em campo apenas em 20 de janeiro, contra o Foz do Iguaçu, atuando fora de casa, na estreia no Paranaense 2019.

Até lá, Namur contará com o gerente de futebol Rodrigo Pastana e o técnico Argel Fucks para planejar o elenco do próximo ano, que tentará voltar à Série A em 2020.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos