Após 14 meses, seleção dos Estados Unidos anuncia novo técnico

Do UOL, em São Paulo

  • Adam Hunger/AP Photo

    Gregg Berhalter, de 45 anos, destacou-se à frente do Columbus Crew

    Gregg Berhalter, de 45 anos, destacou-se à frente do Columbus Crew

A Federação de Futebol dos Estados Unidos anunciou neste domingo (2) a contratação de Gregg Berhalter para o cargo de técnico da seleção masculina do país.

O treinador estava no comando do Columbus Crew desde 2013 e levou o time aos playoffs da MLS, principal liga do país, em quatro das últimas cinco edições, sendo inclusive vice-campeão em 2015.

A contratação de Berhalter encerra uma indefinição que se estendeu por 14 meses, após Bruce Arena ter sido demitido depois de não conseguir levar os norte-americanos à Copa do Mundo da Rússia. Desde então, a seleção foi comandada interinamente por Dave Sarachan, antigo auxiliar de Arena. 

"Depois de um longo processo, estou absolutamente convicto de que Gregg é o homem certo para liderar a seleção nacional", disse Earnie Stewart, gerente-geral da equipe.

Berhalter, que atuava como zagueiro, torna-se o primeiro ex-jogador da seleção norte-americana a comandar o time. Ele fez parte dos grupos que disputaram os Mundiais de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e de 2006, na Alemanha.

"É uma tremenda honra", disse o técnico, cuja principal missão é classificar o país para o Mundial de 2022 do Catar. "Por ter jogado pela seleção, sei o que significa representar nosso país. Acredito nos nossos jogadores e no nosso projeto. Juntos, vamos trabalhar para construir algo especial e ter uma equipe que orgulhe nossos torcedores". 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos