Jogador inglês do Celtic reclama de racismo em vídeo e ganha apoio de Kazim

Do UOL, em São Paulo

  • Jason Cairnduff/Reuters

    Em vídeo, torcedor adversário dirige ofensa racial a Sinclair durante pênalti para o Celtic

    Em vídeo, torcedor adversário dirige ofensa racial a Sinclair durante pênalti para o Celtic

No último domingo (2), Celtic e Aberdeen se enfrentaram no estádio Hampden Park, em Glasgow, pela final da Copa da Liga Escocesa 2018. Em campo, o time alviverde venceu por 1 a 0, graças ao gol de Ryan Christie nos acréscimos do primeiro tempo, e ficou com o título.

A partida, no entanto, ficou marcada por um incidente nas arquibancadas que ganhou destaque nas redes sociais. Aos 8 min do segundo tempo, o meia-atacante inglês Scott Sinclair teve a chance de ampliar para o Celtic em cobrança de pênalti, mas o chute foi defendido pelo goleiro do Aberdeen, Joe Lewis.

Nas redes sociais, ganhou força um vídeo no qual Sinclair é alvo de uma ofensa racial por parte de um torcedor do Aberdeen. O torcedor, que não tem o rosto filmado, vibra com o restante da torcida diante da defesa de Lewis.

Leia também:

Nesta quinta-feira, o próprio Sinclair publicou as imagens e sua conta no Twitter. E lamentou a ofensa do adversário.

"Acabei de ver o vídeo do jogo de domingo. É uma grande desgraça a ignorância de um torcedor sem educação gritando uma ofensa racial", publicou.

A ofensa rapidamente foi respondida com manifestações de apoio a Scott Sinclair. O técnico do Celtic, Brendan Rodgers, afirmou que "não há espaço para ofensas raciais" no futebol. "Isso não pode ser tolerado. Jogamos em atmosferas grandes, intensas, mas isso não é algo que queremos ver. Scott Sinclair lida com isso de maneira admirável", afirmou o treinador nesta sexta-feira (7).

Sinclair foi saudado também por Colin Kazim-Richards, atacante do Corinthians que atualmente atua por empréstimo no Lobos BUAP (México). Atleta do próprio Celtic em 2016, o jogador inglês naturalizado turco lamentou a cobertura da imprensa diante do incidente.

"Nós temos jogadores nas primeiras páginas dos jornais fazendo balões de hélio, mas nada foi dito a respeito de Scott Sinclair no domingo", afirmou, publicando o vídeo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos