Topo

Allianz Parque vira 1ª arena da América Latina a ter selo de acessibilidade

Allianz Parque recebeu o selo de acessibilidade arquitetônica nesta terça-feira - Divulgação
Allianz Parque recebeu o selo de acessibilidade arquitetônica nesta terça-feira Imagem: Divulgação

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

11/12/2018 14h17

O Allianz Parque se transformou no primeiro estádio da América do Sul a ter o selo de Acessibilidade Arquitetônica. Em evento realizado nesta terça-feira (11), a Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Prefeitura de São Paulo, oficializou a condição da casa palmeirense.

Para conseguir tal qualificação, o estádio se adequou a uma série de normas que dão condições a pessoas com diferentes deficiências, como banheiros para cadeirantes, rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e setores com cadeiras para obesos.

"Desde o início do projeto, há quase dez anos, nos primeiros desenhos e evoluções para construir o Allianz Parque, a gente tinha uma lista para entregar. E uma das primeiras coisas era ter acessibilidade total em todos os setores da arena. Desde o início a gente preparou isso e foi evoluindo ano a ano. Agora, depois de quatro anos de muito trabalho, a gente colhe os frutos que plantamos lá atrás", disse o gerente geral do Allianz, Eduardo Rigotto.

Até mesmo estádios que participaram da Copa do Mundo, como a Arena Corinthians, por exemplo, ainda não conseguiram tal certificado. 

Em 2017, o estádio palmeirense já havia recebido o selo Guiaderodas, que avalia a experiência de pessoas com dificuldade de locomoção em determinados espaços.

O Allianz Parque tem seu primeiro evento de futebol em 2019 marcado para o dia 13 de janeiro. Na ocasião, Zé Roberto fará um jogo de despedida. O evento também terá o primeiro jogo do Palmeiras em casa vestindo os uniformes da Puma.