Topo

Grêmio adota política de 'menos é mais' e prioriza qualidade no elenco

Elenco do Grêmio durante treino no Rio de Janeiro, em novembro - Lucas Uebel/Grêmio
Elenco do Grêmio durante treino no Rio de Janeiro, em novembro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

11/12/2018 04h00

O Grêmio de 2019, provavelmente, terá menos jogadores no elenco principal. A lógica que o clube gaúcho quer empregar é diminuir a quantidade e aumentar a qualidade. A política do "menos é mais" pode ser compensada com promoção pontual de jovens das categorias de base dependendo de carência temporária no grupo comandado por Renato Gaúcho.

A saída de Douglas é um primeiro sinal desta política. Aos 36 anos, o meia já foi comunicado que o clube decidiu não renovar seu contrato. Cícero não tem presença garantida no grupo.

O Grêmio encerrou a temporada com 32 jogadores integrando o chamado elenco principal. A ideia para o ano novo é abrir espaço no grupo. As lacunas serão preenchidas por nomes de maior qualidade técnica. Ou seja, com reforços que mantenham o nível do time mesmo diante de desfalques.

"Vamos priorizar a qualidade em 2019", resumiu um dirigente do departamento de futebol.

De 2015 para cá, o clube reformou o elenco. Sacou os medalhões e foi inserindo jovens. Em 2016, apostou em Miller Bolaños e garantiu Maicon em definitivo. No ano passado, contratou reservas para ter profundidade, e em 2018 apostou em peças que aumentaram leque no setor ofensivo. Agora, o próximo passo é recuar quantitativamente.

Ao longo de 2019, havendo necessidade, o Grêmio poderá recorrer ao time de transição ou às categorias de base. Os jovens servirão de complemento mediante suspensões e lesões.

O elenco do Grêmio que terminou 2018

Goleiros: Marcelo Grohe, Paulo Victor, Bruno Grassi e Brenno
Laterais: Léo Moura, Leonardo, Madson, Bruno Cortez, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba
Zagueiros: Geromel, Kannemann, Paulo Miranda e Bressan
Volantes: Michel, Maicon, Cícero, Matheus Henrique, Kaio e Ramiro
Meias: Luan, Douglas, Thonny Anderson, Thaciano e Jean Pyerre
Atacantes: André, Jael, Everton, Alisson, Marinho, Pepê e Vico