Topo

Em votação, País Basco decide tentar reconhecimento na Uefa e Fifa

Jornal alerta para pouca efetividade da medida no sistema legal - Euskadiko Futbol Federakundea/Divulgação
Jornal alerta para pouca efetividade da medida no sistema legal Imagem: Euskadiko Futbol Federakundea/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/12/2018 19h36

Em votação realizada nesta quarta-feira (12), a Federação Basca de Futebol (FBF) decidiu solicitar seu reconhecimento internacional junto à Uefa e à Fifa.

A decisão foi tomada em assembleia geral da entidade, realizada na cidade de Durango. Ao todo, 43 votos foram favoráveis, contra nenhum contrário. Houve uma abstenção.

"Manifestando a vontade da Federação Basca de Futebol, em representação ao futebol basco, em busca do reconhecimento internacional de suas seleções representativas, concorda-se com a solicitação formal da integração direta da FBF à Uefa e à Fifa", diz a proposta submetida a votação.

No entanto, de acordo com o jornal El Confidencial, a decisão deve ter pouco efeito, uma vez que as instituições bascas favoráveis à solicitação "estão cientes de que os órgãos diretivos do futebol internacional não atenderão a uma reivindicação que não encontra abrigo dentro do sistema legal espanhol".

Trataria, assim, de um gesto político - que, ainda segundo a publicação, tenta atender a uma velha aspiração nacionalista da região. A reivindicação junto a órgãos internacionais já havia sido tentada em junho de 2017, mas não houve consenso junto a dirigentes bascos a respeito da votação.