Topo

Atlético-MG tem acordo com o São Paulo, e Maidana assinará por mais 5 anos

Iago Maidana, zagueiro do Atlético-MG, renovará por mais cinco temporadas ao fim do empréstimo pelo São Paulo - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Iago Maidana, zagueiro do Atlético-MG, renovará por mais cinco temporadas ao fim do empréstimo pelo São Paulo Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

16/12/2018 04h00

Iago Maidana assinará um contrato de cinco temporadas com o Atlético-MG em janeiro de 2019. Emprestado pelo São Paulo até dezembro deste ano, o zagueiro firmará um novo vínculo após a reapresentação do elenco, marcada para 3 de janeiro.

Antes de chegar à Cidade do Galo, em janeiro do ano passado, o jovem renovou o contrato com o São Paulo para ir a Belo Horizonte por empréstimo. A diretoria atleticana, entretanto, deixou preparado um contrato de gaveta para o atleta de 22 anos.

O jogador assinará um acordo até dezembro de 2023. No novo contrato, o Tricolor Paulista será detentor de 50% dos direitos econômicos, mesma fatia do Galo, conforme apurado pelo UOL Esporte com uma pessoa ligada à diretoria.

Perguntado sobre a situação pela reportagem, o presidente Sérgio Sette Câmara confirmou que o atleta terá um contrato novo na Cidade do Galo. Porém, não quis confirmar a divisão dos direitos econômicos.

"Eu tenho que dar uma conferida. Mas a situação do Maidana é de um empréstimo e temos alinhavada a questão de aquisição definitiva do atleta mais adiante. O Maidana não temos nenhum tipo de dificuldade", declarou.

Pivô de polêmica no São Paulo

Iago Maidana protagonizou um processo que culminou na renúncia de Carlos Miguel Aidar da presidência do São Paulo. Em setembro de 2015, os paulistas pagaram R$ 2 milhões para comprar 60% dos direitos econômicos do jogador. Dois dias antes, a empresa Itaquerão Soccer desembolsou R$ 800 mil para tirá-lo do Criciúma e levá-lo ao Monte Cristo, de Goiás.

A irregularidade colocou o negócio sob suspeita no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e acarretou em uma investigação pelo caráter lesivo do negócio ao São Paulo. Aidar renunciou ao cargo de mandatário tricolor pouco tempo mais tarde.

Durante a passagem do atleta pelo Morumbi, a empresa Itaquerão Soccer detinha 40% dos direitos econômicos do atleta devido ao pagamento feito ao Criciúma. A situação, entretanto, não é a mesma na Cidade do Galo, de acordo com o depoimento de Sette Câmara.

"Nem sei que time é esse. Nós temos apalavrado com o São Paulo. Não tenha dúvida que temos ótima relação com o São Paulo. E isso existe ainda hoje, tá, entre os clubes. Se um presidente de clube me liga e fala: 'Sérgio, está fechado?'. Está fechado. Se for entre presidentes, esquece. Minha palavra, eu morro, mas eu cumpro. Nós já temos uma situação apalavrada com eles e não teremos problema. Atlético tem ótima relação com o São Paulo, havia vista a situação do Lucas Pratto", comentou.