Topo

Flu vai ter atacante que é destaque em filial da Eslováquia em 2019

Matheus Pato (de camisa branca) está de malas prontas para voltar ao clube - Tibor Ory/Divulgação
Matheus Pato (de camisa branca) está de malas prontas para voltar ao clube Imagem: Tibor Ory/Divulgação

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/12/2018 04h00

Aos poucos, o Fluminense vai tomando decisões para formar o seu elenco para 2019. E uma delas já está oficializada: a volta do atacante Matheus Pato para o clube.

Formado nas categorias de base do clube, Pato defende atualmente o Samorin, filial tricolor na Eslováquia. Um dos destaques da equipe que disputa a Liga II eslovaca, ele chega para ocupar brechas deixadas pelas saídas de Kayke, Junior Dutra e Marcos Jr, por exemplo.

Tido com uma das boas promessas das divisões de base do Fluminense, o jogador viu sua carreira virar de pernas para o ar em outubro de 2015, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em jogo contra o Paraná.

.A recuperação durou quase um ano e o artilheiro tricolor teve de recomeçar. Nos tempos de vacas gordas, Pato era tão absoluto que colocou Pedro no banco de reservas. Ele retomou a forma, foi emprestado para o Tupi (MG), deu certo no Samorin, e arruma as malas para voltar.

Paralelamente, o diretor de futebol Paulo Angioni trabalha nas renovações das lideranças do elenco, casos de Gum, Rodolfo, Júlio César, Gilberto e Airton. As conversas, no entanto, esbarram em questões como tempo de contrato e valorização salarial.

"Tenho tido algumas dificuldades, o momento é aquecido. Ninguém é caro, a questão é entender o tamanho do orçamento", disse Angioni.

Assim como o atacante, outro jovem formado em Xerém que tem retorno certo é o volante Luiz Fernando, que defendeu o Minnesota United, dos Estados Unidos, em 2018.