Topo

Grêmio obtém doação de área do CT em troca de reforma em escolas

CT Presidente Luiz Carvalho foi inaugurado pelo Grêmio em setembro de 2014 - Lucas Uebel/Grêmio Divulgação
CT Presidente Luiz Carvalho foi inaugurado pelo Grêmio em setembro de 2014 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

19/12/2018 04h00

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (18), doação de 4,8 hectares ao Grêmio. A fração de terras no bairro Humaitá tem sido usada pelo clube desde 2014 com o CT Presidente Luiz Carvalho. O Projeto de Lei que cede a área prevê contrapartida com investimento em escolas e instituições dos bairros no entorno da Arena e do centro de treinamentos.

O Projeto de Lei 217 de 2018 foi aprovado por unanimidade na última sessão dos deputados gaúchos neste ano.

De acordo com texto do PL, o Grêmio pagará 24 parcelas de R$ 15 mil para uso de administração pública estadual em ações de interesse coletivo a serem designadas pela SUPRG (Superintendência do Porto de Rio Grande).

Além disso, o clube gaúcho atuará na construção, ampliação e reforma de escolas estaduais no entorno do estádio inaugurado do fim de 2012.

O Projeto de Lei cita a Escola Estadual Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Escola Estadual de Ensino Fundamental Danilo Antônio Zaffari, Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club Porto Alegre Farrapos, Escola Estadual de Ensino Fundamental José Garibaldi e Escola Estadual de Ensino Fundamental Oswaldo Vergara. As instituições se localizam nos bairros, Humaitá, Vila Farrapos e Navegantes.

Antes da doação, o Grêmio pagava mensalmente valor para explorar as terras que ficam às margens da BR 290 e BR 448. No local, o clube ergueu dois campos de treino e toda estrutura do dia a dia. Com direito a academia, escritórios e refeitório.