Topo

Contratação de colombiano "melou" venda de Rodrigo Caio para o Barcelona

Rodrigo Caio ficou perto de acertar a sua transferência para o Barcelona - Ale Cabral/AGIF
Rodrigo Caio ficou perto de acertar a sua transferência para o Barcelona Imagem: Ale Cabral/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

20/12/2018 20h44

Ainda não foi desta vez que Rodrigo Caio realizou o seu sonho de defender um clube de ponta da Europa. Segundo apurou o UOL Esporte, o zagueiro do São Paulo estava muito perto de acertar a sua transferência para o Barcelona. No entanto, como o time espanhol fechou com o colombiano Murillo, a negociação com o brasileiro não deve ir adiante. 

O zagueiro é considerado um dos principais ativos do Tricolor paulista, e é sempre alvo de especulações quando as janelas de transferência são abertas. Disposto a deixar o São Paulo, ele autorizou o seu empresário Nick Arcuri a conversar com equipes europeias. 

O defensor já havia sido sondado pelos italianos do Milan e da Roma. No entanto, não foi feita uma proposta formal por essas duas equipes. A meta é conseguir um clube de primeira linha no mercado europeu, e os representantes do brasileiro ainda tentam falar com o Barcelona. O São Paulo também precisa reforçar o seu caixa e, por isso, espera receber uma boa oferta para a compra em definitivo.

Como o desejo do jogador, de 25 anos, é de respirar outros ares, também não está descartada pelo estafe do zagueiro a possibilidade de um empréstimo. Também por conta dessa disposição de viver uma nova experiência, podem ser avaliadas propostas de clubes brasileiros caso não apareça algo mais interessante no exterior.

Pelo lado do São Paulo, ainda há a possibilidade de barganhar o valor da rescisão contratual. Em 2017, o Zenit chegou a fazer uma proposta para o defensor, mas o clube bateu o pé para receber 18 milhões de euros, e Rodrigo Caio, na época mais valorizado e com status de jogador de seleção brasileira, ficou no Morumbi. 

A diretoria do Tricolor se mostrou disposta a ajudar na negociação. O executivo de futebol, Raí, mantém bom relacionamento com o ex-jogador e hoje também dirigente do Milan, Leonardo, e conversou sobre as qualidades do zagueiro. O clube italiano precisa de um jogador para o setor, e o brasileiro tem o passaporte europeu, o que facilitaria a transferência.

Rodrigo Caio tem contrato com o São Paulo até 31 de dezembro de 2021. Em 2015, ele também ficou muito perto de sair do clube e jogar na Espanha. Na ocasião, ele chegou até a se despedir dos colegas de Tricolor, a viajar para a Espanha e a fazer exames médicos para fechar com o Valencia ou com o Atlético de Madrid. Porém, as transações não foram concluídas, e ele voltou ao Morumbi.