Topo

Por que time feminino trocará cores do Coritiba pelas do rival Atlético-PR

A equipe do Foz no Campeonato Paranaense de 2018  - Divulgação/Foz Cataratas
A equipe do Foz no Campeonato Paranaense de 2018 Imagem: Divulgação/Foz Cataratas

Karla Torralba

Do UOL, em São Paulo

22/12/2018 04h00

O time de futebol feminino Foz Cataratas, conhecido por seus títulos e boas campanhas em campo, trocará o tom verde do Coritiba vestido há três anos pelo vermelho do Atlético-PR a partir de 2019. Ficou confuso pela rivalidade? 

A razão é simples: uma parceria desfeita, outra fechada e a obrigatoriedade aos clubes que participarão da Libertadores a partir do ano que vem de terem times femininos. O Atlético-PR disputará a competição continental após ser campeão da Copa Sul-Americana em 2018.

Apesar de trocar o nome de Foz Cataratas/Coritiba para Foz Cataratas/Atlético-PR, o presidente do clube feminino, Gezi Damaceno, ressalta que o time tem torcida própria e por isso a rivalidade não será aflorada. 

"Cada um busca seus interesses. O Foz tem a torcida local e agora tem chance de aumentar como Atlético-PR, como houve com o Coritiba. Esse ano (2019) vamos inovar e mandar jogos do Brasileiro na Arena da Baixada. Os jogos do Foz Cataratas são realizados todos em Foz do Iguaçu, a estrutura toda é montada aqui. A parceria tem os benefícios para os dois, mas todas as responsabilidades são do Foz Cataratas", explicou.

Foz - Reprodução - Reprodução
O site oficial do Foz ganhará novas cores e identidade
Imagem: Reprodução
A parceria com o Coritiba iria até 31 de dezembro de 2018, mas o clube comunicou o Foz antes do ano acabar de que não haveria renovação e o acordo foi descontinuado. O UOL apurou que a permanência do time na Série B do Brasileirão compromete as finanças e por isso o contrato foi descontinuado. O Atlético-PR entrou em cena depois que o rival já havia comunicado que não seguiria o projeto. 

"No final de setembro/outubro, nós procuramos o Coritiba para saber se manteríamos e a resposta foi que haveria interesse, se o Coritiba retornasse à primeira divisão, e isso infelizmente não aconteceu. Não temos o que falar da parceira, foi da melhor forma possível e a princípio não haveria interesse em trocarmos, mas pela situação, como não tinha mais interesse temos que continuar o trabalho e precisamos de apoio. Houve contato do Atlético-PR e as partes se acertaram". 

A assessoria de imprensa do Coritiba afirmou à reportagem que "o contrato vigorava até o final deste ano e o CFC optou em não renovar".

O Atlético anunciou o time feminino em seu site oficial: "Houve um encontro de interesses entre o Foz e o Rubro-Negro. O time feminino se apresentará em 2019 com o nome de Foz Cataratas - Athletico Paranaense".

Sai o verde e entra o vermelho

A camisa do Foz trocará de escudo do lado direito do peito do Coritiba para o Atlético-PR. As cores do uniforme número 1 não devem mudar. Já o terceiro uniforme poderá ter as cores do Rubro-negro. 

"O Atlético é parceiro, nos dá sustentabilidade, condição de usufruir da estrutura, mas a responsabilidade é do Foz Cataratas", ressaltou Gezi.

O site oficial do time ainda não mudou, mas Gezi ressalta que o clube contratou uma empresa para repaginar o site e que após o Natal o escudo do Coritiba sairá de cena para a entrada do rival. 

O Foz Cataratas é conhecido no futebol feminino e acumula títulos. Em 2018 foi campeão paranaense pela sétima vez seguida. Também foi campeão da copa do Brasil em 2011 e vice-campeão da Libertadores em 2012, além de outros resultados expressivos. "Em questão de estrutura e organização o time é um dos principais do Brasil então o Foz ter a imagem do Atlético e o Atlético ter a nossa são coisas boas para ambas as partes", comentou.