Topo

Liverpool é o melhor time do mundo? Blogueiros elogiam, mas pedem calma

Roberto Firmino fez três na goleada do Liverpool sobre o Arsenal - Paul Ellis/AFP Photo
Roberto Firmino fez três na goleada do Liverpool sobre o Arsenal Imagem: Paul Ellis/AFP Photo

Do UOL, em Santos (SP)

30/12/2018 04h00

No último sábado (29), o Liverpool goleou o Arsenal por 5 a 1 e se isolou ainda mais na liderança do Campeonato Inglês. Os Reds mais uma vez mostraram a sua força e confirmaram mais uma vez a sua evolução ao longo das últimas temporadas. Mas será que já dá para falar que o time de Jürgen Klopp é o melhor do mundo na atualidade? Caso a resposta seja negativa, qual é? E mais: o Liverpool entra nas eliminatórias da Liga dos Campeões 2018/19 como favorito a levar o título? Fizemos todas essas perguntas aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles responderam:

ANDRÉ ROCHA

O time de Jürgen Klopp é o que melhor combina beleza, eficiência e intensidade. O Liverpool foi preciso na ida ao mercado para preencher suas lacunas na meta (Alisson), zaga (Van Djik) e na ligação entre o meio e o ataque (Shaqiri). A mudança do 4-3-3 para o 4-2-3-1 potencializou ainda mais o futebol da equipe, que ainda ganhou opções para rodar o elenco. Sobre Champions, creio que a pressão para vencer a primeira Premier League e encerrar um jejum de quase 30 anos pode tirar um pouco o foco do torneio continental.  Se disparar na liga o Liverpool tem time, elenco e treinador para administrar os pontos corridos e tentar fazer história de vez com as duas principais conquistas.

JUCA KFOURI

Hoje é. Amanhã, não sei. Quinta-feira terá o Manchester City fora de casa para praticamente ganhar o título inglês que não comemora desde 1990. Em fevereiro e março terá o Bayern Munique pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, outro baita desafio, segundo jogo na Alemanha. Mas pode. Pode sim ganhar a Europa pela sexta vez, quatro nos anos 1970/80 e a última em 2005. É de se tirar o chapéu para Jürgen Klopp.

JULIO GOMES

O Liverpool é o time do ano, mesmo que não tenha sido o mais vencedor do ano natural de 2018. Fez uma campanha de jogos grandes na Premier League passada e lidera a atual, chegou a uma final de Champions, e, mais que isso, mostrou ser o time que joga o futebol mais atual, com intensidade em todas as fases do jogo. Um reflexo de seu técnico. Não acho que seja destacadamente o melhor time do mundo, mas certamente está entre os três. Ganhar a Champions, são outros 500. É um mata-mata com outros times fortíssimos, a começar pelo Bayern, rival do Liverpool já nas oitavas. É um dos candidatos, sem dúvida, mas nada mais do que isso.

MARCEL RIZZO

O Liverpool está "sobrando" na liga mais forte do mundo, mas acho que para ser considerado o melhor do mundo vai precisar vencer a Liga dos Campeões. É um dos favoritos, mas não "o" favorito. Acho que o City do Guardiola pode voltar à temporada e temos que prestar atenção na Juventus de Ronaldo. 

MENON

O Liverpool é o melhor time do mundo da última semana. E da anterior também. E da outra...Um timaço, dirigido por um grande técnico. Pode ganhar a Liga, sem dúvida. Mas ninguém é favorito contra Lionel Messi. Mesmo que o argentino e seu Barcelona não tenham prevalecido nos últimos anos.

PERRONE

Sim, o Liverpool é hoje o melhor time do mundo. A equipe de Klopp reúne as qualidades dos grandes da história. Tem talentos individuais de sobra, um goleador em estupenda fase (Firmino), um dos melhores jogadores do mundo (Salah), eficiência tática coletiva e joga bonito. Agora falta ao clube inglês transformar tudo isso em títulos de primeira linha para se tornar uma equipe inesquecível. O caminho passa por vencer a Champions, da qual é um dos favoritos.

PVC

Acho precoce dizer o melhor time do mundo. Para mim, é o time do mês. Está jogando mais do que o Barcelona, do que o Real Madrid e do que o Manchester City. Também do que o Bayern. Mas não se pode dizer que seja o melhor time do mundo antes de ganhar um título nacional ou internacional.