Topo

Andres Iniesta se explica após publicação polêmica que revoltou fãs

A imagem publicada por Iniesta causou polêmica entre os fãs do atleta - Reprodução/Instagram
A imagem publicada por Iniesta causou polêmica entre os fãs do atleta Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

09/01/2019 09h39

No último domingo (6), Andres Iniesta publicou uma foto para celebrar o "Dia de Reis". Apesar disso, o post gerou polêmica em suas redes e alguns seguidores chamaram o meia de racista, porque duas pessoas na imagem aparecem com o rosto pintado de preto. Por meio de um comunicado divulgado por sua assessoria, o jogador disse que não teve intenção de ofender.

"A família de Andres Iniesta recebeu a visita dos Magos em sua casa e decidiu fotografar o momento para compartilhar essa imagem com seus seguidores nas redes sociais. Com esse post, Iniesta queria mostrar o mundo da imaginação infantil neste dia mágico e especial", diz o comunicado.

Leia também:

"A presença dos Magos pertence à cultura do nosso país, enraizada por muitos anos com aqueles que querem comemorar o dia mais mágico do ano com os nossos filhos. E é uma tradição da família Iniesta Ortiz. Em nenhum momento, Andres quis incomodar alguém com essa imagem. Ele pede desculpas para aqueles que se sentiram ofendidos", conclui a nota.

A foto da família de Iniesta com os Reis Magos provocou repúdio dos seguidores que acusaram o jogador de praticar 'blackface' - uma prática teatral em que atores se pintavam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada.

"Isso é ridículo. Estamos em 2019 e você ainda está usando 'blackface'. Você deveria saber que não é apropriado. Certamente virá com alguma desculpa. Isso é racista. Tira isso daí", escreveu um seguidor de Iniesta.