Topo

Novo zagueiro do Barça escapou de tragédia e tem 10 jogos na elite francesa

Todibo defende a seleção de base da França e chega como aposta no Barcelona - Divulgação
Todibo defende a seleção de base da França e chega como aposta no Barcelona Imagem: Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/01/2019 04h00

O Barcelona anunciou nesta semana a primeira contratação para a próxima temporada. Em 2019-2020, o clube catalão vai contar com o zagueiro Jean-Clair Todibo, jovem de 19 anos que atuou em apenas 10 jogos com o Toulouse no Campeonato Francês e chega a custo zero ao líder do Espanhol. A precocidade da carreira, contudo, contrasta com a experiência de vida.

Leia mais
Presidente do Toulouse reclama de postura do Barça ao contratar revelação

Todibo por pouco não morreu quando ainda era uma criança. Aos 9 anos, o valorizado defensor francês foi atropelado quando ia para a academia de judô e fraturou a perna esquerda em várias partes.

Ainda criança, permaneceu um ano em recuperação e tinha em xeque a continuidade no esporte - na época, também já praticava futebol.

"Estava saindo da minha casa para ir ao judô quando um carro me derrubou cruzando a estrada. Tenho cicatrizes daquele acidente, mas isso já forma parte da história", disse, em entrevista na França, o jovem formado no Toulouse e promovido para o profissional somente no início da atual temporada.

Poucas pessoas acreditavam no retorno ao esporte. A descrença se tornava ainda maior ao abordar a possibilidade de uma criança, então projeto de meio-campista, alcançar o alto nível. Dentro mesmo do Toulouse, clube que passou a defender em 2016, as dúvidas pairavam até pouco tempo.

Bastaram seis meses, no entanto, para o olhar sobre o jogador mudar completamente. Recuado para o setor defensivo, Todibo virou titular do Toulouse logo na segunda rodada do Campeonato Francês e de lá não saiu.

Dez jogos na Liga foram suficientes para o Barcelona investir no francês nascido na Guiana Francesa. Apesar da falta de custos, já que o contrato de Todibo com o Toulouse se encerra no próximo verão europeu, a aposta é "alta" e cercada de expectativa na Catalunha.

"Todibo tem como uma das maiores qualidades a presença física e jogo aéreo. Com apenas 19 anos, a jovem promessa chega ao Barcelona como um dos jogadores mais promissores do futebol europeu na sua posição", escreveu o Barça no comunicado usado para anunciar contratação.