Topo

Grêmio prepara revezamento na lateral e dá atenção especial a Léo Moura

Léo Moura faz sessão na academia do Grêmio e preparação especial para 2019 - Lucas Uebel/Grêmio
Léo Moura faz sessão na academia do Grêmio e preparação especial para 2019 Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/01/2019 04h00

Em 2019, a explicação repetida por tantos treinadores sobre "não ter titulares, e sim um grupo" será seguida à risca, pelo menos na lateral direita. Com Léo Moura, Leonardo Gomes e Madson, o Grêmio prepara revezamento para toda temporada e dá atenção especial ao mais velho. 

Com 40 anos, o jogador segue um protocolo de preparação diferenciada para ter condições de desempenhar a plenitude de seu futebol, ainda que alternadamente. Em 2018, ele disputou 35 jogos e marcou um gol. 

"Eu tenho falado com o Rogerinho (Rogério Dias, preparador físico), feito um trabalho de força que é o que mais me ajuda. Ele sabe como fazer. Às vezes faço uma recuperação diferente, no outro dia diminuímos a carga. Estamos sempre conversando e vendo bem", disse Léo. 

A estratégia física será repetida em campo. O jogador repetirá o que fazia ano passado, quando alternava titularidade com Leonardo para evitar desgaste elevado. A justificativa para isso é ter sempre a melhor condição, ainda que saia de alguns jogos para descansar. 

"Eu procuro sempre conversar com Renato. Falamos nesses dias e vamos manter o ritmo do ano passado. Não vamos escolher competição, até porque agora não tem viagem e isso é o mais desgastante, quando vamos muito longe. Mas vou sempre falando com ele", contou o lateral. "Sempre que eu não jogo, procuro fazer trabalho de força. Eu quero, quando entrar, entrar para decidir. Quero tanque cheio para fazer a diferença. Não posso jogar todas, o desgaste é grande. Mas quando posso, quero ajudar", completou. 

Madson, que por pouco não foi para o Botafogo, também pode aparecer na lista de oportunidades. Dependerá do rendimento e da avaliação do comando técnico. 

O Grêmio terá, neste ano, as mesmas competições do ano passado. Gauchão, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil aparecem no calendário azul, branco e preto. O primeiro jogo oficial será no dia 20, contra o Novo Hamburgo, pelo Estadual.