Topo

Com gol e 2 assistências, Messi salva Barça na Copa e atinge marca pessoal

Lionel Messi em ação pelo Barcelona contra o Levante - Albert Gea/Reuters
Lionel Messi em ação pelo Barcelona contra o Levante Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

17/01/2019 20h25

Muita coisa mudou com Lionel Messi no Camp Nou, e o Barcelona sobreviveu às oitavas de final da Copa do Rei. A equipe venceu o Levante por 3 a 0 nesta quinta-feira (17), com um gol do argentino e duas assistências para Dembélé, reverteu a derrota por 2 a 1 sofrida na partida de ida, na qual atuou sem o camisa 10, e se classificou para as quartas.

As participações nos três gols levaram Messi a uma marca pessoal impressionante. Agora, o craque já esteve envolvido diretamente em 801 gols do Barcelona, com 576 gols e 225 assistências em 660 partidas.

Não satisfeito em deixar seu gol aos nove minutos do segundo tempo, aproveitando bom cruzamento rasteiro de Semedo, o argentino também foi o autor das assistências para Dembélé marcar os dois primeiros. Mais do que simples passes, ele deu verdadeiros presentes para o francês ficar na cara do gol.

As duas vezes em que Messi foi garçom tiveram intervalo de menos de dois minutos. Aos 30 do primeiro tempo, ele tomou a dianteira com bobeada da zaga adversária, roubou a bola, seguiu em diagonal até a entrada da área e tocou para Dembélé abrir o placar.

dembele - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Menos de dois minutos depois, Messi segurou a marcação ao seu redor com a posse da bola e, no momento certo, acionou Dembélé entre os zagueiros do Levante. O francês poderia até ter tocado direto na saída do goleiro, mas preferiu driblá-lo antes de finalizar.

Vale lembrar que Messi foi poupado no jogo de ida e não esteve em campo na derrota por 2 a 1 - na ocasião, Philippe Coutinho fez o único gol do Barça. O sorteio das quartas de final será realizado nesta sexta-feira.

Polêmica pode até tirar vaga do Barcelona

chumi - Quality Sport Images/Getty Images - Quality Sport Images/Getty Images
Presença de Chumi no jogo de ida pode prejudicar o Barça na Copa do Rei
Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

A virada deixa o Barcelona vivo na Copa do Rei, mas tudo pode mudar. Nesta quinta, o jornal espanhol "El Mundo" publicou que o clube teria escalado um jogador suspenso no duelo de ida contra o Levante; trata-se do zagueiro Juan Brandariz, o "Chumi". Se houver denúncia, o time pode ser punido.

Camp Nou tem pior público da temporada

camp nou - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Imagem: Albert Gea/Reuters

A baixa temperatura em Barcelona e a possibilidade de eliminação da Copa do Rei parecem ter afastado a torcida azul-grená do Camp Nou nesta quinta. Apesar da vitória por 3 a 0, o jornal "Mundo Deportivo" pontuou que o clube teve seu pior público da temporada até aqui, com 42.838 torcedores.