Topo

Jornal: Ao menos dois times ingleses pagam espiões em treinos de rivais

Bielsa no comando do Leeds United: admissão de espionagem - @LUFC/Twitter
Bielsa no comando do Leeds United: admissão de espionagem Imagem: @LUFC/Twitter

Do UOL, em São Paulo

18/01/2019 09h42

Na esteira da polêmica provocada pela admissão de espionagem do técnico do Leeds, Marcelo Bielsa, o jornal ?The Telegraph? publica nesta sexta-feira (18) que ao menos dois times das principais divisões da Inglaterra pagam espiões para acompanharem treinos de rivais.

De acordo com a publicação, a prática é comum no país e geralmente tem como autores funcionários de clubes, agentes, atletas ou até mesmo parentes de um jogador. É padrão nestas equipes, sempre que possível, assistir a treinamentos rivais e reunir informações por meio das redes de contato.

Leia também

O assunto de espionagem veio à tona na última quarta-feira (10), quando a polícia de Derby prendeu um espião durante um treino do Derby County antes do jogo diante do Leeds United, válido pela segunda divisão da Inglaterra.

Posteriormente, o técnico Bielsa admitiu a prática, disse que faz atos similares há 20 anos e reafirmou que não cometeu nenhum ato ilegal. A Liga Inglesa de Futebol (EFL), porém, abriu nesta semana uma investigação contra o técnico argentino.

Mais do que possível punição, o caso fomentou uma discussão sobre os limites éticos da prática de observação de equipes adversária no país. Assim, os desdobramentos podem indicar como situações parecidas serão tratadas na Inglaterra.