Topo

Após quase sair, Diego Alves vira homem de confiança do "novo Flamengo"

Goleiro Diego Alves foi confirmado como titular em 2019 no Fla por Abel - Thiago Ribeiro/AGIF
Goleiro Diego Alves foi confirmado como titular em 2019 no Fla por Abel Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2019 04h00

O velho clichê "o mundo dá voltas" pode muito bem ser aplicado ao goleiro Diego Alves no Flamengo. Após quase deixar o clube e viver um período onde esteve relegado, o experiente arqueiro mudou totalmente de quadro internamente e, além de contar com a confiança da nova diretoria, virou "homem de confiança" do técnico Abel Braga.

Presente ao evento de lançamento do Campeonato Carioca nesta sexta-feira (18), o treinador garantiu que ele será seu goleiro titular na temporada.

O arqueiro tem ganho o prestígio de Abel desde o primeiro contato que tiveram no Ninho do Urubu, quando o novo comandante o chamou para uma conversa em particular e lhe manifestou o desejo de que permanecesse. Na ocasião, Diego Alves estava propenso a aceitar uma proposta do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Extremamente sincero com o técnico sobre sua insatisfação no momento, obteve o respeito de Braga.

A cereja do bolo foi suas atuações na Flórida Cup (EUA), onde o Flamengo conquistou o título. Ele fechou o gol contra o Ajax (HOL), se destacou na disputa dos pênaltis e garantiu de vez sua titularidade para 2019.

Experiência pesou

Além das questões pessoais e técnicas, tem pesado a favor de Diego Alves com Abel Braga toda a bagagem que acumula após anos de experiência internacional. Como tem costumado dizer, o treinador quer uma mudança no comportamento mental do elenco e vê no goleiro uma personalidade de liderança junto com outros do mesmo perfil, como o meia Diego, por exemplo.

No total, Diego Alves ficou quase dez anos atuando no futebol espanhol entre Almería e Valencia.

Incógnita para domingo

Embora Abel tenha confirmado que Diego Alves será seu goleiro titular neste início de temporada, a participação do arqueiro desde o início na partida contra o Bangu, neste domingo, no Maracanã, na estreia na Taça Guanabara, ainda não está confirmada.

O treinador mesclará jogadores neste começo de competição e ainda não definiu os 11 que entrarão em campo. Garantiu apenas que o zagueiro Rodrigo Caio, primeiro reforço da temporada, iniciará jogando.