Topo

Abandonado, CT do Santos sofre com invasões armadas e camisinhas no gramado

CT da base santista mostra sinais de abandono e vem sendo alvo de invasões - UOL
CT da base santista mostra sinais de abandono e vem sendo alvo de invasões Imagem: UOL

Eder Traskini

Do UOL, em Santos

31/01/2019 12h00

Diego, Robinho, Ganso, Neymar e tantos outros: as categorias de base do Santos são as principais responsáveis por tornar o Peixe o clube que é hoje. No entanto, tamanho solo fértil luta, na verdade, contra todas as probabilidades, deixando de lado invasões e passando por cima de lixo e até camisinhas no gramado. A joia da coroa não vem sendo tratada da melhor maneira.

O tapete verde por onde desfilaram tantos futuros craques nunca foi, de fato, um tapete. O CT Meninos da Vila, reservado para as categorias de base do Santos, se transformou muito mais em um espaço de entulho do que em um centro de treinamento para aqueles que representam o futuro do Peixe.

Cadeiras quebradas, com pintura gasta, ônibus velhos e outras coisas que não servem mais para o profissional são depositadas no recinto e, quando possível, reaproveitadas. Os assentos do antigo setor Visa, até pouco tempo atrás, faziam parte da paisagem de quem chegava ao Meninos da Vila: amontadas em um canto. As telas altas de proteção estão caídas em alguns pontos e rasgadas em outros.

ct santos 1 - UOL - UOL
Imagem: UOL

O entulho e a terra amontada atrás do segundo campo do CT formam, com a água da chuva, uma espécie de piscina lamacenta, onde crianças das comunidades ao redor do local, invadem para se banhar. Outras, com uma bola surrada, entram por um buraco aberto no muro do Centro de Treinamento e sonham em ser "Robinhos" ou "Neymares" jogando onde os times da base do Peixe treinam.

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem do UOL Esporte, cerca de 150 crianças invadem o local todo dia seja para os fins mais inocentes, como os citados, seja para outras finalidades, abandonando camisinhas pelo gramado ou utilizando substâncias em espaços mais afastados. Os preservativos são recolhidos do gramado toda manhã.

Ainda de acordo com os relatos - confirmados pela reportagem -, pessoas armadas com revólveres chegam a ameaçar os seguranças do CT durante algumas invasões.

Em épocas passadas, o Santos se reuniu com líderes da comunidade que fica ao redor do CT para entrar em um acordo. Não foi vedada a entrada das crianças que sonham em vestir a camisa do Santos, mas sim estipulado um horário e o principal: bom senso. Nada feito.

ct santos 2 - UOL - UOL
Imagem: UOL

O executivo administrativo, Fernando Volpato, que está à frente das obras na Vila Belmiro esteve no CT Meninos da Vila nos últimos dias e viu urgência em realizar mudanças no local. Uma das possibilidades estudadas é a do aumento da altura do muro, de forma a dificultar as invasões.

O Ministério Público chegou a ordenar, em dezembro do ano passado, que o Peixe devolvesse o terreno do Meninos da Vila, pois entendia que a doação feita pela prefeitura em 1990 não atendia a interesses públicos. A lei previa que o Santos iniciasse obras no local em até um ano após receber o terreno, mas isso foi ocorreu em 2005, 15 anos depois. O Santos recorreu da decisão.

Durante o ano passado, o Santos chegou a fazer um projeto de construção de um novo CT para as categorias de base, que não seria no mesmo local, mas o projeto acabou ficando no papel. Procurado pelo UOL Esporte para comentar o caso, o Santos reconheceu que a situação foge do controle e ressaltou que trata-se de uma questão de segurança pública, com as autoridades locais já devidamente alertadas.

ct santos 3 - UOL - UOL
Imagem: UOL