Topo

Clube inglês adota bandeira LGBT como uniforme oficial

Altrincham FC usará oficialmente a bandeira LGBT como uniforme - Reprodução
Altrincham FC usará oficialmente a bandeira LGBT como uniforme Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2019 16h47

O Altrincham FC, time da sexta divisão do Campeonato Inglês, adotou a bandeira LGBT como uniforme oficial. A iniciativa será posta em prática neste sábado (2), na partida contra o Bradford Park Avenue, no estádio J.Davidson, em Moss Lane.

O clube anunciou que a intenção é celebrar o mês Futebol versus Homofobia, comemorado em fevereiro. Por isso, alterou completamente a camisa. Saem as cores vermelha, branca e preta e entram as cores do arco-íris, representando a bandeira do orgulho LGBT. Até mesmo o principal patrocinador do clube, a J.Davidson & Sons, aceitou participar da ação e trocou seu emblema pelo logo Football v Homophobia.

As camisas usadas na partida serão leiloadas, e réplicas serão vendidas no site do clube. Toda a verba arrecada será destinada ao fundo Pride Trust, que servirá para reconstruir um centro LGBT em Manchester.

Além disso, o clube reivindica o reconhecimento como primeiro time de futebol a usar oficialmente um uniforme totalmente alusivo à bandeira do orgulho LGBT. Alguns clubes, como Rayo Vallecano, da 1ª divisão do Campeonato Espanhol, e Guadalajara, e entidades, como as Premier Leagues inglesas e irlandesas realizaram iniciativas para combater a homofobia. Porém, pela primeira vez, um clube vai alterar as cores oficiais e jogar uma partida oficial com a bandeira do arco-íris estampada.