Topo

Qatar domina Japão e vence a Copa da Ásia com 100% de aproveitamento

Qatar se impôs diante dos japoneses e conquistou a Copa da Ásia - Suhaib Salem/Reuters
Qatar se impôs diante dos japoneses e conquistou a Copa da Ásia Imagem: Suhaib Salem/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/02/2019 14h04

O Qatar ratificou a excelente campanha na Copa da Ásia justamente na partida mais decisiva. Nesta sexta-feira (1), com uma atuação dominante, a seleção do país sede do próximo Mundial venceu o Japão por 3 a 1 e conquistou pela primeira vez o torneio continental. Almoez Ali, Abdulaziz Hatem e Akram Afif anotaram os gols que deram o troféu aos qatarianos, enquanto Minamino descontou para os nipônicos.

Leia mais

O título comprova a excelente fase da seleção do Qatar, que vai disputar no meio do ano a Copa América e terá como adversários Argentina, Paraguai e Colômbia. O Japão também vem ao Brasil e pega Chile, Equador e Uruguai.

Durante os sete jogos, a equipe anotou 19 gols e sofreu apenas um, justamente o desta sexta. Sem figurar entre as favoritas ao título, a equipe sai consagrada do torneio nos Emirados Árabes Unidos.

A vitória foi construída ainda na primeira etapa. Aos 12min, após troca de bola consistente entre praticamente todo o time, Almoez Ali dominou dentro da área e virou uma meia-bicicleta para superar o goleiro rival e abrir o placar. Quinze minutos depois, Abdulaziz Hatem acertou grande chute de fora da área e ampliou.

O Japão ensaiou uma reação ao diminuir com Minamino, mas o Qatar manteve a postura agressiva e sacramentou o título aos 38min da etapa final. 

Com a ajuda do VAR, a arbitragem marcou toque de mão na bola e deu pênalti para a equipe do Oriente Médio. Akram Afif deslocou Gonda com categoria e fechou o marcador para dar o primeiro título de Copa da Ásia ao Qatar.