Topo

Ainda dá tempo? Guerrero volta ao Inter com esperança de jogar Copa América

Paolo Guerrero comemora gol marcado durante a Copa do Mundo da Rússia  - Stu Forster/Getty Images
Paolo Guerrero comemora gol marcado durante a Copa do Mundo da Rússia Imagem: Stu Forster/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/02/2019 04h00

Paolo Guerrero chega a Porto Alegre na segunda-feira (4). Na terça, poderá realizar o primeiro treino com o grupo de jogadores do Inter desde agosto do ano passado, quando viu cair a liminar que o autorizou a jogar a Copa do Mundo e algumas partidas pelo Flamengo em seguida. Além de reforçar o clube que o tem como principal reforço recente, o peruano também corre contra o tempo para atuar na Copa América.

A competição de seleções será disputada no Brasil entre os dias 14 de junho e 7 de julho. O Peru faz parte exatamente do grupo em que está a seleção brasileira, o A, que também conta com Venezuela e Bolívia. A estreia do time vermelho e branco será no dia 15 de junho, contra os venezuelanos. 

Apresentado pelo Inter no ano passado, Guerrero deixou claro o objetivo de manter a frequência de convocações para seleção. Depois de disputar a Copa do Mundo da Rússia, ele sonhava em ajudar a equipe a confirmar vaga na edição seguinte do principal torneio de seleções do planeta. 

E para isso, a Copa América é pilar importante. O problema foi a punição por doping, que não sofreu redução alguma. Alijado até de treinar em clubes profissionais ou participar de partidas festivas, Guerrero manteve rotina de trabalhos particulares no Peru enquanto isso. 

Por lá, esteve em contato permanente com profissionais da seleção, que buscaram informações e acompanharam a evolução e a manutenção física dele durante o período em que o centroavante ficou impedido de exercer sua profissão.

Guerrero segue sendo o pilar técnico da equipe de Ricardo Gareca. O próprio treinador sempre é questionado sobre ele em entrevistas coletivas e diz esperar a progressão em campo para saber se contará com os serviços nas competições a seguir. 

O que pode atrapalhar é exatamente a falta de ritmo até lá. Autorizado a jogar a partir de 5 de abril, Guerrero terá praticamente dois meses para mostrar-se apto. Pelo Inter, apresenta-se no calendário os três jogos que encerram a fase de grupos da Libertadores e as finais do Gauchão, caso o Colorado se classifique. Em seguida, o Brasileiro que começa no fim de abril, e a Copa do Brasil

Ganhar entrosamento com a seleção será praticamente impossível. Em março, quando há data Fifa prevista no calendário da entidade, Guerrero ainda não estará livre para atuar. Em outras palavras, Gareca precisará convocá-lo para a Copa América sem testes no time, apenas pelo conhecimento ou rendimento no Inter. 

A comissão técnica do Internacional preparou uma pré-temporada paralela para o peruano de 35 anos. Em dois meses apenas de treinamentos, ele irá realizar jogos-treino com o grupo, além de receber uma carga de atividades especiais para estar totalmente apto quando necessário. 

O sonho da próxima Copa do Mundo segue vivo. Em 2022, quando a competição será realizada no Qatar, Paolo Guerrero terá 38 anos.