Topo

Por que a Globo perdeu jogos e não manda mais como antes na Libertadores

Reprodução de vinheta do futebol da Globo em 2018; TV perdeu poder na Libertadores Imagem: Reprodução/TV Globo

Leandro Carneiro, Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo

04/02/2019 04h00

O domínio da Globo nas transmissões do futebol sofreu um baque nesta temporada. A emissora perdeu poder de decisão sobre a tabela da Copa Libertadores diante da forte concorrência do Fox Sports e, principalmente, do Facebook. Agora, só terá um jogo para transmitir no horário nobre de quarta-feira.

Até o ano passado, a TV Globo tinha dois jogos à sua disposição no tradicional horário das 21h45 de quarta. Assim, poderia escolher qual jogo transmitir para cada praça entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Agora, a única partida a ser veiculada no horário terá que ser repassada para todo o país.

A queda no poder ocorre porque a emissora tem agora dois concorrentes que investiram pesado na compra dos direitos do torneio. O Facebook desembolsou um valor tão alto quanto o pago pela emissora e garantiu jogos exclusivos nas quintas-feiras seguindo os novos moldes do contrato. Já a Fox é detentora exclusiva dos jogos às terças. À Globo, sobrou apenas um jogo no meio da semana.

Na tentativa de reverter a situação, a TV Globo enviou uma comitiva para Assunção, no Paraguai, na época do sorteio da Libertadores em meados de dezembro. O UOL Esporte apurou que a emissora atuou nos bastidores para tentar impedir que Palmeiras e Flamengo jogassem na quinta-feira e ainda fez lobby para ter duas partidas às quartas e, assim, poder distribuir as partidas entre as praças. No entanto, a investida não teve sucesso. O Facebook bateu o pé, e a Conmebol não aceitou os pedidos do canal brasileiro. 

Na prática, pode acontecer de um jogo decisivo do Grêmio, por exemplo, não aparecer na tela dos torcedores gaúchos. Ou um jogo importante do Flamengo não passar para o Rio de Janeiro.

A TV já deixou claro que sua prioridade será a transmissão de jogos de Palmeiras e Flamengo. Na visão da emissora, esses times teriam uma relevância maior por gerarem maior engajamento entre os torcedores e garantirem uma maior audiência em nível nacional.

De acordo com a nova configuração, o Atlético-MG não terá um jogo sequer transmitido pela TV Globo caso avance à fase de grupos. Os gaúchos Grêmio e Inter têm jogos agendados para as quartas, às 21h45, mas têm pequenas chances de serem exibidos. Mesmo o São Paulo não tem garantias de transmissão em TV aberta caso se classifique à fase de grupos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por que a Globo perdeu jogos e não manda mais como antes na Libertadores - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol