Topo

Federação Inglesa pede explicações a Klopp por comentários sobre árbitro

Klopp criticou o trio de arbitragem que trabalhou no empate entre Liverpool e West Ham - John Sibley/Reuters
Klopp criticou o trio de arbitragem que trabalhou no empate entre Liverpool e West Ham Imagem: John Sibley/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/02/2019 18h02

A Federação Inglesa de futebol (FA, na sigla em inglês) pediu que o treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, envie por escrito uma explicação sobre os comentários que fez acerca do árbitro que trabalhou no empate por 1 a 1 com o West Ham, nesta segunda-feira (4). 

Ao fim da partida, o alemão não negou que James Milner estava impedido no lance do gol do Liverpool, no primeiro tempo. No entanto, ele disse que o árbitro principal Kevin Friend soube do erro e que isso o teria influenciado no segundo tempo. 

"Eu ouvi que o gol deveria ter sido anulado por impedimento, e tenho quase certeza que o árbitro sabia disso", declarou Klopp, em entrevista à BBC Sport. "Em lances difíceis, a decisão era sempre para o outro time, o que é difícil e não fez nossa vida mais fácil." 

"Como ser humano, se eu sei que cometi um erro no primeiro tempo, eu não quero que isso aconteça de novo. Obviamente, os árbitros são seres humanos, e eu entendo isso, mas eu não entendi durante o jogo porque não sabia que nosso gol estava impedido", acrescentou, desta vez à emissora Sky Sports. 

Apesar de James Milner estar em posição irregular quando recebeu de Adam Lallana, o primeiro assistente Simon Beck não assinalou a infração. Na sequência, o meia que estava improvisado na lateral direita cruzou rasteiro para Sadio Mané, que girou na grande área e abriu o placar no London Stadium. 

O West Ham chegou ao empate poucos minutos depois, em cobrança de falta ensaiada concluída por Michail Antonio. 

No último lance do jogo, o outro assistente, Matt Wilkes também não levantou a bandeira para Divock Origi, que recebeu cruzamento em posição irregular. Desta vez, o goleiro Lukasz Fabianski conseguiu defender o chute. 

Em novembro do último ano, Pep Guardiola, treinador do Manchester City, foi advertido por um comentário feito sobre o juiz que apitaria o clássico contra o Manchester United. A FA proíbe qualquer comentário relativo aos árbitros, ainda que sejam neutros ou elogiosos. 

Klopp, por sinal, já sofreu uma punição nesta temporada. Em dezembro, ele foi multado em 8 mil libras (R$ 38 mil) por ter invadido o campo para comemorar o gol da vitória do Liverpool sobre o Everton por 1 a 0.