Topo

André perde espaço, mas Grêmio evita críticas e espera 'resposta'

Centroavante está atrás de Jael e Felipe Vizeu na disputa por vaga entre os titulares - Lucas Uebel/Grêmio
Centroavante está atrás de Jael e Felipe Vizeu na disputa por vaga entre os titulares Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2019 04h00

A contratação mais cara do Grêmio em 2018 abre a atual temporada em baixa. As recentes partidas válidas pelo Campeonato Gaúcho confirmam que André perdeu espaço e precisa correr para voltar ao topo da lista de opções ofensivas. Nos bastidores, o clube gaúcho entende que é momento de dar 'tempo' ao ex-jogador de Santos, Corinthians e Sport para obter um tipo de resposta ao longo do primeiro semestre.

Aos 28 anos, André tem contrato com o Grêmio até o final de 2021.

O momento de André também tem relação com o desempenho de Jael e a chegada de Felipe Vizeu. O novo reforço já deu assistência e fez um gol, enquanto Jael balançou as redes duas vezes. A dupla tem boa vantagem na disputa particular pela vaga de centroavante no time.

"O André é um jogador que está readquirindo a confiança. Ele está readquirindo o futebol dele. É o que eu falo para vocês: o jogador não desaprende. Essa confiança que ele está voltando a ter é importante", disse Renato Gaúcho.

Em recente partida dos titulares do Grêmio no Gauchão, André sobrou inclusive do banco de reservas. Jael saiu jogando e Vizeu ficou como opção. Na rodada seguinte, o atacante apareceu na equipe reserva desde o primeiro minuto.

Em 2018, André fez apenas quatro gols pelo Grêmio. A aparição em 29 partidas do clube gaúcho faz a média de bolas na rede ser muito inferior a esperada, mas ainda no ano passado houve o argumento da parada por conta da negociação arrastada entre Sport e o clube gaúcho.

Internamente, o Grêmio tem boa dose de decepção também com o desempenho de André nos treinos. O apoio de Renato Gaúcho, que foi um dos entusiastas da contratação do jogador, dá fôlego para a tentativa de volta por cima neste ano.

"Não fez gol, mas foi importante na parte tática, brigou no gol do Pepê. É muito marcado, é difícil jogar ali. Estou satisfeito. Mais objetivo que sou, impossível. Estou dando chance para todos eles", comentou Portaluppi no último domingo, após André dar assistência para o segundo gol do Grêmio em cima do Caxias.

Em março de 2018, o Grêmio fechou acordo com o Sport por André. A operação custou cerca de R$ 10 milhões aos cofres do clube gaúcho.