Topo

Futebol


Malcom marca e Barça empata em casa com Real pelas semis da Copa do Rei

Vinícius Júnior começou jogada do gol do Real Madrid no primeiro tempo; no segundo, Malcom (foto) empatou para o Barça - Josep Lago/AFP
Vinícius Júnior começou jogada do gol do Real Madrid no primeiro tempo; no segundo, Malcom (foto) empatou para o Barça Imagem: Josep Lago/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/02/2019 19h50

Barcelona e Real Madrid se enfrentaram nesta quarta-feira (6), em jogo pelas semifinais da Copa do Rei 2018/2019, e ficaram no empate por 1 a 1. Curiosamente, os dois times contaram com atuações decisivas de jogadores brasileiros no Camp Nou: enquanto Vinícius Júnior começou a jogada para o gol de Lucas Vazquez para o Real no primeiro tempo, Malcom empatou para os catalães no segundo tempo.

Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar pela competição no dia 27, decidindo a classificação no estádio Santiago Bernabéu. Antes disso, no fim de semana, os compromissos são pelo Campeonato Espanhol: enquanto o Real Madrid visita o Atlético de Madri no sábado (9), o Barça joga fora de casa contra o Athletic Bilbao no domingo (10).

Leia mais

Melhor em campo, Malcom fez (gol) e aconteceu

O Real Madrid dominou a primeira metade do primeiro tempo, mas o Barcelona reagiu quando as jogadas começaram a passar pelos pés de Malcom no lado direito do ataque. No segundo tempo, coube ao ex-corintiano empatar o jogo para o time catalão. Substituído, foi aplaudido pela torcida.

Destaque do Barcelona no primeiro tempo, Malcom balançou as redes no segundo tempo - Pau Barrena/AFP
Destaque do Barcelona no primeiro tempo, Malcom balançou as redes no segundo tempo
Imagem: Pau Barrena/AFP

Pior em campo, Coutinho tem mais um jogo apagado

A despeito de uma boa chance criada no começo do primeiro tempo e uma conclusão para fora no segundo, Philippe Coutinho teve mais um jogo apagado pelo Barcelona. Não conseguiu criar nas jogadas individuais, não acertou passes para os companheiros de ataque e deu pouco trabalho para Keylor Navas. Elogiado pela imprensa pela atuação no 6 a 1 sobre o Sevilla pelas quartas de final, não repetiu a boa atuação no clássico das semifinais. Foi substituído no segundo tempo, quando Lionel Messi entrou em seu lugar.

Vinícius Júnior, no radar da seleção brasileira

O atacante do Real Madrid está no radar da seleção brasileira e é nome certo no ciclo para a Copa do Mundo de 2022. Nesta quarta-feira, foi inclusive observado no estádio por Sylvinho, auxiliar de Tite na seleção brasileira, e não decepcionou: construiu a jogada do gol no primeiro tempo e se movimentou bem no ataque ao longo do jogo. Aos 18 min da etapa final, foi substituído e deu lugar a Gareth Bale.

Real Madrid abre caminho pela esquerda

O Real Madrid jogava fora de casa, mas começou jogando com relativa facilidade pelo lado esquerdo do ataque. Logo aos 5 min do primeiro tempo, Vinícius Júnior cruzou por ali para a área; Karim Benzema apareceu na segunda trave e arrumou para Lucas Vázquez, que escorou na pequena área para abrir o placar na Catalunha.

Visitante? Real Madrid abriu o placar logo aos 5 min do primeiro tempo, graças a Lucas Vázquez - Albert Gea/Reuters
Visitante? Real Madrid abriu o placar logo aos 5 min do primeiro tempo, graças a Lucas Vázquez
Imagem: Albert Gea/Reuters

Aos 13 min, o próprio Vinícius Júnior roubou a bola, arrancou em direção ao gol e só não marcou porque foi bloqueado por Gerard Piqué. De quebra, quatro minutos depois, o ex-flamenguista teve nova chance pela esquerda, após receber de Marcos Llorente, mas o chute foi pela linha de fundo. O Barça só ameaçou pela primeira vez aos 19 min, após passe de Luis Suárez em profundidade para Malcom, que foi travado por Keylor Navas na conclusão.

O primeiro grande momento do Barça veio aos 30 min, após passe de Malcom pela direita que Nelson Semedo tentou cruzar - Raphael Varane apareceu para cortar para escanteio. Um minuto depois, Malcom cobrou falta pela direita, e Ivan Rakitic subiu sozinho na área para cabecear no travessão. Depois, com 35 min, o ex-corintiano passou pela direita e Luis Suárez bateu, obrigando Keylor Navas a fazer uma grande defesa.

Barcelona reage, equilibra e empata

No segundo tempo, aos 12 min, a reação do Barça finalmente deu resultado. Após lançamento pela esquerda, Jordi Alba tentou bater na saída de Keylor Navas, mas foi bloqueado pelo goleiro; na sobra, Luis Suárez chutou, a bola pegou na trave e sobrou para Malcom, que mandou para as redes.

No segundo tempo, Malcom empatou em momento de pressão do Barcelona - Lluis Gene/AFP
No segundo tempo, Malcom empatou em momento de pressão do Barcelona
Imagem: Lluis Gene/AFP

Com 31 min, Carles Aleñá - que havia acabado de entrar no lugar de Malcom - teve boa chance em arrancada pela esquerda, mas foi travado por Daniel Carvajal no chute. O Real respondeu cinco minutos depois, em bola que o goleiro Marc-Andre Ter Stegen saiu errado do gol para interceptar fora da área; Karim Benzema ficou com a sobra na direita e tocou na entrada da área para Gareth Bale, que dominou errado e teve o chute cortado por Nelson Semedo.

Xadrez dos técnicos

Tanto Ernesto Valverde quanto Santiago Solari começaram o jogo lançando mão de uma estratégia: pressionar a saída de bola dos adversários. Deu certo primeiro para o Real Madrid, mas o Barcelona reagiu e respondeu, equilibrando o jogo na primeira etapa. Após o intervalo, os dois lados apostaram em trocas para ganhar terreno - Messi e Vidal entraram no Barça, enquanto Bale e Casemiro entraram no Real. O cenário, porém, não mudou - e o Barça ditou o ritmo no segundo tempo.

Julio Gomes comenta clássico espanhol: "Um belo jogo"

UOL Esporte

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 1 X 1 REAL MADRID

Data: 6 de fevereiro (quarta-feira)
Hora: 18h (horário de Brasília)
Local: Camp Nou, em Barcelona (ESP)
Árbitro:  Antonio Mateu (ESP)
Assistentes: Pau Cebrián (ESP) e Iker de Francisco (ESP)
Gols: Lucas Vázquez, aos 5 min do 1º T (RMA); Malcom, aos 12 min do 2º T (BCN)
Cartões amarelos: Nelson Semedo, Luis Suárez, Jordi Alba e Arturo Vidal (BCN); Sergio Ramos e Marcelo (RMA)

BARCELONA: Marc-Andre Ter Stegen; Nelson Semedo, Gerard Piqué, Clement Lenglet e Jordi Alba; Sergio Busquets, Ivan Rakitic (Arturo Vidal) e Arthur; Malcom (Carles Aleñá), Luis Suárez e Philippe Coutinho (Lionel Messi)
Técnico: Ernesto Valverde

REAL MADRID: Keylor Navas; Daniel Carvajal, Raphael Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Marcos Llorente (Casemiro), Toni Kroos e Luka Modric; Lucas Vázquez (Marco Asensio), Karim Benzema e Vinícius Júnior (Gareth Bale)
Técnico: Santiago Solari

Mais Futebol