Topo

Por que balança virou tema de discussão sobre Marcelo no Real Madrid

REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Marcus Alves

Colaboração para o UOL, de Lisboa (POR)

06/02/2019 04h00

O Real Madrid visita o Barcelona nesta quarta-feira, 6, às 18h (de Brasília), em confronto de ida pelas semifinais da Copa do Rei. Uma dúvida, no entanto, paira sobre a escalação dos merengues: quem será o titular em sua lateral esquerda? Nos últimos quatro jogos pela Liga Espanhola, a escolha foi pela prata da casa Sergio Reguilón, que roubou a vaga no time e empurrou o segundo capitão da equipe para o banco de reservas.

Em enquete do jornal Marca, após mais de 50 mil votos, a preferência da torcida madridista era também pelo garoto de 22 anos, que liderava a pesquisa com quase 70% do total na última tarde.

Com 20 títulos conquistados em 13 temporadas em Santiago Bernabéu, atrás apenas das lendas Sanchís, 21, e Gento, 23, Marcelo nunca se viu tão perto da porta de saída do clube como agora e tem o seu futuro ligado com frequência ao de Cristiano Ronaldo na Juventus.

Entre os motivos que pesam para a sua situação no vestiário do Real, está a sua forma física, um pouco distante daquela pretendida pelo técnico argentino Santiago Solari para seus atletas.

No último mês, a rádio Onda Cero chegou a afirmar que o jogador de 30 anos vinha se negando a subir na balança para se pesar e esteve com um sobrepeso de até 7kg. Perguntado insistentemente sobre o tema em entrevistas coletivas recentes, Solari não confirmou nem negou o problema e se esquivou ressaltando as conquistas do brasileiro e que esses assuntos "se tratam na intimidade do vestiário".

Conforme apurado pelo UOL Esporte, não é a primeira vez que essa questão é discutida internamente e houve uma preocupação nesse sentido dentro do Real, porém, nada que tenha chegado aos números revelados nesta temporada pela imprensa espanhola.

Segundo asseguram, caso tivesse alcançado esse ponto, "Marcelo não estaria nem mesmo sendo relacionado".

Ex-treinador do Real Madrid, o alemão Bernd Schuster foi indagado sobre o lateral e revelou que teve de lidar com o mesmo problema em sua passagem. "Há pessoas, e sei que Marcelo é uma delas, que possuem essa facilidade para engordar e têm que ter muito cuidado, sobretudo, quando se lesionam. Precisa estar em cima dele, porque pode acontecer o que está acontecendo agora", afirmou.

Além de Solari e Schuster, o português José Mourinho também enfrentou a mesma controvérsia no Bernabéu e teve de recorrer ao compatriota Fábio Coentrão como seu titular na esquerda, improvisando Arbeloa em sua ausência.

Na seleção, Marcelo ficou fora dos dois primeiros amistosos após a Copa do Mundo por opção de Tite e perdeu os outros quatro em virtude de problemas físicos.

A despeito do histórico recente, ele ainda é tido em conta pela comissão técnica na briga por espaço com Filipe Luis, 33, e Alex Sandro, 28.

No dia a dia do Real Madrid, tem o seu comportamento elogiado, possuindo influência direta na rápida adaptação do garoto Vinícius Júnior, 18. Ao lado do ex-flamenguista, forma o seu bonde com o volante Casemiro, o meia croata Luka Modric e o goleiro costarriquenho Keylor Navas.

O lateral esquerdo, que soma três gols em 21 partidas na temporada, se manifesta somente através de seu canal no YouTube.