Topo

Referência no Cruzeiro, Léo usa CR7 e Zé Roberto como exemplo a novatos

Vitorioso, disciplinado e com anos de casa: Léo é uma das referências no Cruzeiro - Daniel Oliveira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Vitorioso, disciplinado e com anos de casa: Léo é uma das referências no Cruzeiro Imagem: Daniel Oliveira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

09/02/2019 04h00

Apesar de não ser o capitão do Cruzeiro, cargo ocupado atualmente pelo volante Henrique, o zagueiro Léo sempre foi um líder dentro e fora de campo. Terceiro jogador do elenco que mais vestiu a camisa celeste, o veterano é uma das referências para os companheiros de time e para os mais jovens que sobem para o plantel principal.

Exemplo de profissionalismo e disciplina, o zagueiro conta que jogadores como Cristiano Ronaldo e Zé Roberto possuem perfis cada vez mais necessários no futebol de hoje. Léo costuma usar esses exemplos para agregar aos ensinamentos passados para a garotada.

"A gente procura passar exemplos. Estamos vivendo um momento importante, estamos vendo excelentes jogadores passando exemplos positivos que todos seguem, como o Cristiano Ronaldo. Aqui no Brasil nós tivemos o Zé Roberto. São jogadores que se dedicam, se preparam, e isso tudo está sendo necessário e será ainda mais, pela intensidade dos jogos, pelo período curto de recuperação. Esse profissionalismo será cada vez mais exigente. É isso que a gente pretende e propõe passar aos mais novos", afirmou o zagueiro.

No ano passado, o título da Copa do Brasil contou com uma imagem bastante significativa sobre a importância de Léo no Cruzeiro. Além de ser o homem da palavra final antes de começar os jogos, o zagueiro recebeu e levantou o troféu de campeão junto com o capitão Henrique. A cena foi a mesma de 2017, quando o Cruzeiro ergueu a taça diante do Flamengo.

Apesar dos 31 anos de idade, Léo é um dos atletas mais utilizados em campo. Raramente poupado, já foi descrito por Mano Menezes como aquele tipo de jogador que é "o primeiro a chegar e o último a sair". Fora das quatro linhas, também dá o exemplo. Após a parceria do Cruzeiro com a Unincor, universidade que patrocina o clube, o jogador retomou os estudos na sua graduação em administração.

Não à toa, Léo já soma nove anos de casa e tem tudo para bater a marca de uma década dedicada à Raposa, já que seu atual contrato vai até dezembro de 2022. O zagueiro é também um dos mais vitoriosos da equipe, com sete troféus levantados com o Cruzeiro até então: três estaduais, duas Copa do Brasil e dois Campeonatos Brasileiros.

"Ser exemplo para o grupo gera muitas coisas, você tem que tomar decisões, tem que organizar. Mas eu encaro como algo bom. Os outros jogadores também falam, o Henrique, Dedé, para que a gente consiga juntar e ser esse exemplo positivo para fazer o Cruzeiro mais vencedor. A gente tem buscado títulos nacionais, e esse é o grande objetivo, formar um grupo de liderança para alcançar as metas de todo o clube", definiu.