Topo

Urso é visto como novo Paulinho e pode mudar Ramiro de lugar no Corinthians

Júnior Urso é apresentado oficialmente como reforço do Corinthians para 2019 - PETER LEONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Júnior Urso é apresentado oficialmente como reforço do Corinthians para 2019 Imagem: PETER LEONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Arthur Sandes e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/02/2019 04h00

O volante Júnior Urso, contratado pelo Corinthians após rescindir contrato com o Guangzhou R&F, da China, virou a grande esperança do técnico Fabio Carille para acertar o time taticamente em 2019. O treinador vê o jogador como uma espécie de "novo Paulinho, Elias, Maycon e até Renato Augusto", atletas que são chamados no jargão do futebol como "quebra linhas".

Outro termo bastante utilizado no futebol moderno para explicar a função que Carille vê Júnior Urso atuar é o "box-to-box": volante que sabe jogar de área a área.

"Jogador que acompanho muito desde 2010 ou 2011 no Coritiba, onde foram duas vezes vice-campeões da Copa do Brasil. Ele pisa na área, um segundo volante que anda. Uma característica que sempre houve aqui no Corinthians, com Paulinho, Elias, Maycon. Claro que ele tem outras características, de força e chegada, ele não é tão técnico quanto o Paulinho, mas com força, sabendo o momento certo para romper estas linhas. É isso que espero do Urso. Ele teve sete gols em 2016 no Atlético-MG, que é um número muito bom para volante. Vai nos ajudar bastante", afirmou Carille.

Somando Júnior Urso, o Corinthians hoje conta com oito volantes - Ralf, Gabriel, Richard, Renê Júnior, Ramiro, Thiaguinho e Ángelo Araos, além de Sornoza, que podem fazer a função de segundo volante no esquema 4-4-2, losango, utilizado por Carille em duas oportunidades nesta temporada.

No entanto, na visão na comissão técnica corintiana, nenhum deles é agudo e joga de maneira vertical como Júnior Urso. O próprio jogador, em sua apresentação, disse que faltava um atleta com o seu perfil no elenco do Alvinegro.

"Sou o tipo de volante que rompe as linhas [de marcação adversária]. Acho que todo clube precisa de um jogador que faça isso. Assisti aos últimos jogos e vi que, de repente, falta alguém assim, como eu, então acho que vou me adequar bem", afirmou Urso.

Urso deve mudar função de Ramiro

A chegada de Urso deve mudar de vez a função de Ramiro, um dos principais reforços do Corinthians na temporada. O ex-meia do Grêmio já foi testado como segundo volante em três esquemas: 4-1-4-1, 4-2-3-1 e 4-4-2, além de jogar aberto do lado direito no esquema 4-3-3.

Se Júnior Urso se firmar como segundo volante ao lado de Ralf, sobrará a Ramiro a função que o consagrou no Grêmio: aberto do lado direito.

A falta de um volante que rompe as linhas adversárias expõe a falta de criatividade do time de Carille na armação das jogadas. Na classificação na Copa do Brasil, com sustos, no empate contra o Ferroviário-CE por 2 a 2, na última quinta-feira, em Londrina, o Corinthians precisou iniciar a armação das jogadas com os zagueiros Manoel e Henrique, que apresentaram dificuldades para isso, e com o volante Ralf, com função mais defensiva.

Júnior Urso já pode estrear no Corinthians

Júnior Urso foi cadastrado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na última sexta-feira (8) e desta forma passou a estar apto a ser inscrito pelo Corinthians no Campeonato Paulista. O volante não foi relacionado para a partida contra o Novorizontino, neste domingo (10), mas tem a esperança de estar na delegação que joga o clássico contra o São Paulo, no domingo que vem (17).