Topo

Mano rechaça surpresa e se empolga com início de M. Gabriel no Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

12/02/2019 04h00

Na vitória por 3 a 0 contra o Tupynambás, o meia Marquinhos Gabriel deu uma assistência e deixou o campo com mais uma boa apresentação pelo Cruzeiro. Até aqui, o jogador recém-contratado atuou por três vezes e foi uma das surpresas positivas do time. Mas, para o técnico Mano Menezes, a boa apresentação do jogador em tão pouco tempo de casa não é novidade. Segundo o comandante, mesmo à distância, o jogador já era observado pelo clube. Além disso, o cuidado tido na contratação de peças pontuais e a boa estrutura do time já formado ajudam a minimizar as chances de um nome não se encaixar no estilo de jogo celeste.

Marquinhos passou os últimos seis meses no Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, e saiu dos holofotes desde que havia deixado o Corinthians, em agosto do ano passado. Por não ter deixado saudades no time paulista, o jogador retornou ao Brasil dividindo opiniões. Mas Mano Menezes parece ter ficado atento ao que o meia fez no exterior. Contratado para jogar no lado esquerdo do campo, Marquinhos não tem as mesmas características que o antigo dono da posição, como os dribles rápidos e a velocidade de Arrascaeta. Por outro lado, já começou a agradar o comandante pela facilidade para dar amplitude ao jogo e de errar pouco quando tem a bola no pé, além de ser multifuncional, o que permite ser escalado dos dois lados ou atuando por dentro.

"Já conhecíamos o jogador olhando de longe, agora você começa a entendê-lo de forma mais completa quando começa a jogar com a gente", comentou o treinador, recentemente.

A partida contra o Tupynambás também foi especial para Rodriguinho, que marcou seu primeiro gol pelo Cruzeiro. Na saída de campo, o jogador falou sobre a facilidade de atuar no time que já tem um padrão há muito tempo. Esse discurso também está alinhado ao pensamento de Mano Menezes, que tem valorizado a manutenção da espinha dorsal do time, que para ele é um dos motivos para a facilidade e rápida adaptação dos novos contratados, como Marquinhos Gabriel e o próprio Rodriguinho.

"Temos uma maneira simples e bem estruturada de jogar. Isso facilita para quem chega. Ganhamos um jogador com características diferentes pelo lado esquerdo, um ponta, que é raro hoje. Mas que ao mesmo tempo tem habilidade para construir as jogadas. Então, estamos contentes", comentou Mano, se referindo à Marquinhos.

Apesar do início de ano animador, Marquinhos terá uma boa disputa para se firmar no time titular do Cruzeiro. Isso porque a intenção de Mano é utilizar Rodriguinho ao lado de Thiago Neves. Se mantiver o esquema com apenas dois volantes, Marquinhos terá como principais concorrentes Rafinha e Robinho, além de David, garoto que contém as características mais parecidas e que é considerado o substituto ideal para o uruguaio Arrascaeta.