Topo

Clubes e entidades lamentam morte do goleiro Gordon Banks

A morte de Gordon Banks foi anunciada nesta terça-feira - Reuters Staff
A morte de Gordon Banks foi anunciada nesta terça-feira Imagem: Reuters Staff

Do UOL, em São Paulo

12/02/2019 08h35

Gordon Banks morreu na noite da última segunda-feira (11) aos 81 anos de idade. A partir do momento da divulgação da notícia na manhã desta terça (12), clubes, jogadores e entidades lamentaram o ocorrido e se solidarizaram com a família do goleiro ídolo da Inglaterra.

"É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada", escreveu a família do goleiro por meio de nota oficial divulgada pelo Stoke City.

Leia também:

Banks iniciou a carreira como profissional em 1958 no Chesterfield. Em seguida, o ex-goleiro vestiu a camisa do Leicester, onde jogou de 1959 a 1967. No Stoke City, ele atuou entre 1967 e 1972. Além disso, o ex-jogador teve passagens por Cleveland Stokers (EUA), Hellenic (África do Sul), Fort Lauderdale Strikers (EUA) e St. Patrick's Athletic (Irlanda).

"O Leicester está profundamente triste ao saber da morte do nosso antigo goleiro Gordon Banks, que faleceu aos 81 anos. Todos no Leicester City Football Club gostaria de oferecer suas sinceras condolências à família de Gordon e amigos neste momento triste", escreveu o clube no perfil oficial do clube no Twitter.

A Fifa também se manifestou e fez uma homenagem para Gordon Banks. "Uma vez campeão, sempre campeão. Estamos profundamente tristes ao saber da morte do campeão do mundo com a Inglaterra. Ele foi um dos melhores goleiros, dono de memórias deslumbrantes de Copas do Mundo e um cavalheiro", escreveu a entidade em seu perfil oficial no Twitter.

"Como um dos melhores goleiros da história do futebol, Gordon não será apenas lembrado por suas atuações em campo, mas também como campeão e cavalheiro fora do campo", escreveu Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Veja as manifestações de personalidades e entidades do mundo do futebol:

West Ham

"Nossos pensamentos estão com os amigos e familiares de Gordon Banks. Um verdadeiro grande jogador. Descanse em paz, Gordon".

Seleção da Inglaterra

"Estamos profundamente tristes pro saber que Gordon Banks, nosso goleiro vencedor da Copa do Mundo, faleceu. Nossos pensamentos estão com amigos de Gordon, família e fãs, neste momento difícil".

Jamie Vardy

Sir Geoff Hurst

"Muito triste em saber da notícia de que Gordon morreu. Um dos maiores. Pensando especialmente em Ursula (esposa do ex-goleiro), Julia, Wendy e Robert (filhos). Triste pelo futebol, torcedores da Inglaterra e Stoke City. É uma triste perda"

Premier League

"A Premier League está profundamente triste ao saber da morte de Gordon Banks, que morreu com 81 anos e idade. Nossos pensamentos estão com a família dele neste momento difícil"

Manchester City

"Estamos entristecidos ao saber da passagem do vencedor da Copa do Mundo com a Inglaterra, Gordon Banks. Queremos expressar a nossa mais profunda simpatia para sua família e amigos"

Manchester United

"Estamos entristecidos com a morte do lendário goleiro da Inglaterra Gordon Banks". 

Bobby Charlton

"Gordon era um goleiro fantástico e eu era orgulhoso por chamá-lo de companheiro de equipe. Ele será profundamente lembrado e nossos pensamentos estão com sua família neste momento muito triste"

David Beckham

"Nosso vencedor da Copa do Mundo e nosso maior goleiro de todos os tempos. Um herói e um cavalheiro. Nossos pensamentos vão para a família e os amigos de Gordon. Descanse em paz".