Topo

Não é verdade: notícia falsa sobre problemas com avião do Sport viraliza

Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Imagem: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

12/02/2019 12h23

Na noite da última segunda-feira (11), dia que marcou a morte do jornalista Ricardo Boechat após a queda de um helicóptero no Rodoanel, em São Paulo, uma notícia nas redes sociais pegou torcedores - principalmente do Sport - de surpresa. A informação era de que o avião do time pernambucano precisou fazer um pouso forçado em Tombos (MG), por problemas técnicos.

O UOL Esporte investigou a notícia e confirmou que se trata de 'fake news'. O elenco do Sport realmente chegou a voar na última segunda-feira (11), mas fez uma viagem tranquila, sem maiores problemas, de Recife ao Rio de Janeiro. De lá, pegou um ônibus para Tombos (MG) e já passou a noite na cidade mineira.

 A 'fake news' teve início com a montagem de um suposto post publicado pelo jornalista Igor Moura, da Rádio Jornal, de Recife, com a seguinte informação: "Tensão em Minas Gerais: Avião do Sport faz pouso forçado no Aeroporto de Tombos. Já já detalhes na Rádio Jornal em plantão especial. Motivo pane de eletricidade".

A montagem circulou pelo Whatsapp e assustou torcedores. O jornalista em questão logo desmentiu a informação e inclusive fez questão de lembrar que não existe aeroporto em Tombos.

Em contato com a reportagem, o presidente Milton Bivar disse que sequer ficou sabendo da Fake News. "Não vi, estou aqui com a delegação". O clube também não se manifestou sobre o ocorrido.

Nesta terça (12), o time faz um treino no CT do Tombense, às 14h30. O Sport encara o Tombense-MG às 21h30 desta quarta-feira (13), pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo acontece no estádio Almeidão, em Tombos (MG).