Topo

Camisa do Vasco com bandeira do Fla gera polêmica e cai na mira do conselho

Camisa do Vasco com bandeira do Flamengo gerou polêmica - Divulgação
Camisa do Vasco com bandeira do Flamengo gerou polêmica Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/02/2019 23h53

A atitude foi solidária, mas poderá causar dores de cabeça para a atual diretoria do Vasco. De forma surpreendente, o Cruzmaltino entrou em campo para enfrentar o Resende hoje, pelas semifinais da Taça Guanabara, com uma camisa em homenagem às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu e das enchentes no Rio de Janeiro. O detalhe é que o uniforme continha uma bandeira do rival Flamengo, algo que foi bem aceito pela grande maioria do público, mas causou revolta nos grupos políticos de oposição e pode gerar tema de debate no Conselho Deliberativo vascaíno.

Presidente do órgão e declarado opositor do mandatário do clube (Alexandre Campello), Roberto Monteiro utilizou o Twitter para citar que a ação teria ferido o estatuto: "na tentativa desesperada de atrair holofotes, conspurcou o que temos de mais sagrado: nossa camisa. Demagogia barata, que atenta contra as tradições vascaínas, fere o estatuto do clube e ajuda o grande responsável pela tragédia a assumir o papel de vítima".

Filho do ex-presidente Eurico Miranda e ex-vice de futebol cruzmaltino, Eurico Brandão, o Euriquinho, também foi outro que criticou a escolha da homenagem e chamou o Flamengo de "dente podre". Ele é outro opositor de Campello: "Vasco com a bandeira do dente podre no uniforme? Tudo tem limite. Homenagens aos meninos e suas famílias sempre! Ao clube por quê? Idiotas!".

O "Sempre Vasco", grupo do ex-candidato Julio Brant, não se posicionou oficialmente, mas integrantes de outros grupos que estavam ao seu lado na última eleição se manifestaram nas redes sociais de maneira contrária ao gesto da diretoria. Brant esteve no Maracanã mas, até o momento, apenas registrou em foto sua presença ao lado de seus companheiros:

Técnico da equipe, Alberto Valentim aprovou a iniciativa da diretoria:

"Homenagem maravilhosa que a diretoria fez. Sabemos da rivalidade desses clubes, mas precisamos esquecer isso pela tragédia da semana passada".

Vasco se atrapalha ao anunciar leilão e publica errata

Enquanto a bola rolava no Maracanã, o Vasco anunciou outra novidade em relação às vítimas das tragédias. Num primeiro momento, postou que as camisas utilizadas na partida seriam leiloadas com a renda convertida para as famílias dos adolescentes que morreram no incêndio no Flamengo.

Cerca de meia hora depois, o clube emitiu uma errata dizendo que o leilão será voltado para as vítimas das enchentes que ocorreram na semana passada no Rio de Janeiro.