Topo

Corinthians

Corinthians vê reforço como "novo Godín" e salvação da zaga a curto prazo

Bruno Méndez é avaliado como líder em campo e zagueiro de boa velocidade - Claudio Reyes
Bruno Méndez é avaliado como líder em campo e zagueiro de boa velocidade Imagem: Claudio Reyes

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2019 04h00

O Corinthians aposta tudo em Bruno Méndez, capitão da seleção uruguaia sub-20, para ajustar de vez o sistema defensivo. Segundo apurou o UOL Esporte, o Alvinegro fez a contratação com informações de que o zagueiro de 19 anos é visto internamente entre os profissionais da seleção principal do Uruguai como o "novo Godín", famoso defensor do Atlético de Madri, da Espanha.

Os dirigentes do Corinthians monitoram Bruno Méndez há meses e, por isso, estão esperançosos de que o jovem uruguaio pode assumir a condição de titular absoluto em curto prazo no time de Fábio Carille e resolver o problema da zaga, que já sofreu seis gols no Campeonato Paulista e tem o pior saldo entre os quatro grandes: "menos dois".

Atualmente, Carille aposta nos experientes Manoel e Henrique, mas a dupla apresenta algumas deficiências que preocupam. Entre elas, a lentidão para marcar os atacantes adversários. E velocidade é justamente um dos pontos fortes de Bruno Méndez de acordo com a avaliação que o Corinthians tem do jogador.

O clube observou que o zagueiro uruguaio possui boa velocidade, liderança dentro de campo e bom "tempo de bola" em jogadas aéreas, além de imposição física.

Os dirigentes corintianos ainda apostam no futuro de Bruno Méndez e acreditam que a concorrência diminuirá ainda nesta temporada. A cúpula espera propostas da Europa no meio do ano pelo seus "pratas da casa" nos setor: Léo Santos e Pedro Henrique. Além disso, eles lembram que Manoel provavelmente fica só até dezembro, pois está emprestado do Cruzeiro e não é o tipo de investimento que o clube pretende fazer.

Se a previsão da diretoria se confirmar, o Corinthians termina o ano com apenas três zagueiros: Bruno Méndez, Henrique e Marllon.

O Alvinegro já se acertou financeiramente com o defensor e com o Montevidéu Wanderes. Os dois clubes, aliás, já confirmaram o acerto oficialmente.

A cúpula corintiana só aguarda Méndez se apresentar para realizar exames médicos para assinatura contratual. O Corinthians pagará de forma parcelada cerca de US$ 3,5 milhões (R$ 13 milhões) e assinará contrato de cinco anos com o defensor.

Méndez já é uma das grandes promessas do futebol uruguaio. Estreou como profissional em 2017 e em apenas um ano chegou à seleção principal: jogou dois amistosos da Celeste em novembro, contra Brasil e França.

Siga o UOL Esporte no

Corinthians