Topo

Jefferson conta que torcia para o SP e revela racismo na seleção de base

Jefferson durante treino do Botafogo - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Jefferson durante treino do Botafogo Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Do UOL, em São Paulo

15/02/2019 23h22

A edição desta sexta-feira (15) do 'Resenha ESPN' teve como convidado especial o ex-goleiro do Botafogo Jefferson. Além do entrevistado, Zetti, Djalminha e Elano participaram do programa comandado por André Plihal.

Jefferson lembrou que admirava muito o goleiro Zetti em sua infância, a ponto de torcer para o São Paulo e imitar o ex-goleiro.

"Eu vi muito o Zetti jogar. Inclusive, quando eu era pequeno, eu torcia para o São Paulo por causa dele. Eu jogava de calça e gritava o nome do Zetti, enquanto meus amigos admiravam outros jogadores", declarou.

O ídolo do Botafogo também contou uma passagem triste de sua carreira, quando sofreu com racismo na seleção brasileira de base. Por pouco, ele não ficou de fora do Mundial sub-20 de 2003, ano em que acabou campeão como titular.

"Na convocação para o mundial sub-20 2003, estava definido quem seriam os goleiros: eu, o goleiro do Fluminense e o do Inter. Mas, para minha surpresa, eu não fui convocado. O Mundial aquele ano era nos Emirados Árabes Unidos, e acabou que o campeonato foi adiado por conta de guerra. No final do ano, quando a seleção foi convocada de novo, me ligaram, e me disseram que a minha convocação foi barrada por uma pessoa da CBF que disse que não poderiam convocar um goleiro negro. Essa pessoa já tinha saído e naquele momento já poderiam me convocar. Felizmente, eu fui para o Mundial, ganhei a posição durante a competição e a gente foi campeão", declarou.

Jefferson teve duas passagens pelo Botafogo. A primeira, entre 2003 e 2005, e a segunda, ente 2009 e 2018. Ele é o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do clube, com 458 jogos. Conquistou três títulos cariocas (2010, 2013 e 2018) e um título brasileiro da Série B (2015) pelo Alvinegro carioca. Além disso, ele tem no currículo 63 convocações para a seleção brasileira.