Topo

Com lances polêmicos, Corinthians vence São Paulo graças a gol de Gustagol

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

17/02/2019 20h52

Em um jogo de nível técnico baixo e marcado por erros de arbitragem, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 na noite de hoje, em Itaquera, pelo Campeonato Paulista. Com gols de Gustavo e Manoel, o time de Itaquera superou o seu rival, que conseguiu vencer Cássio com Pablo.

O árbitro Lucas Canetto Bellote e seus auxiliares erraram em pelo menos três lances capitais. No primeiro, eles não marcaram a bola que saiu no cruzamento de Clayson. Na sequência, Pedrinho bateu e conseguiu escanteio. Na batida, Manoel abriu o placar.

Já no segundo tempo, Antony fez falta em Danilo Avelar em nova infração não marcada. No escanteio, Pablo empatou. O São Paulo ainda conseguiria empatar com Arboleda, mas o árbitro interveio para marcar uma polêmica falta por toque de mão de Carneiro.

A vitória coloca o Corinthians na liderança da sua chave, com dez pontos. Na próxima rodada, o Alvinegro encara o Botafogo, em Ribeirão Preto, às 19h de domingo (24). Já o São Paulo fica na segunda colocação da do grupo D, com nove pontos, um atrás do Ituano.

O melhor: Gustavo

Gustagol marca e Corinthians vence o São Paulo em Itaquera - Alan Morici/AGIF - Alan Morici/AGIF
Imagem: Alan Morici/AGIF

O jogo teve poucos destaques técnicos, mas Gustavo mostrou para que serve um atacante. Mesmo sem querer, ele estava na hora certa, no lugar certo e fez o seu sétimo gol na temporada em dez partidas disputadas.

O pior: Tiago Volpi

O goleiro foi pouco exigido e, em lançamento de Fagner, no segundo tempo, teve falha decisiva para que o Corinthians conseguisse vencer mais um jogo em Itaquera. Ele ainda foi questionado pelo lance do primeiro gol quando teria espalmado para escanteio uma bola fácil de defender.

Oportunidades apenas em bolas paradas

O jogo começou sonolento, nem parecia um clássico de dois times que precisavam vencer para evitar uma crise. Talvez por medo de perder, Corinthians e São Paulo pouco criaram nos primeiros minutos e as principais chances apareciam em bolas paradas.

Primeiro tempo tem pouca técnica e gol polêmico

clayson gol  - Reprodução/Premiere - Reprodução/Premiere
Imagem: Reprodução/Premiere

Até os 42 minutos do 1º tempo, o jogo tinha apresentado um total de zero chance de gol. O nível técnico em Itaquera estava bem abaixo do esperado e os erros começaram a irritar os milhares de torcedores. Até que um lance polêmico terminou no gol de Manoel. Clayson cruzou para Pedrinho, que chutou da entrada da área. Volpi colocou para escanteio. Na batida, Sornoza achou Manoel, que subiu mais alto que seus rivais e conseguiu colocar a bola no fundo das redes. Foi a quarta assistência do equatoriano com a camisa alvinegra. Depois, no replay, a transmissão mostrou que a bola tinha saído bastante antes de Clayson conseguir fazer o cruzamento.

São Paulo empata o placar com mais um gol polêmico

O São Paulo conseguiu o empate em um script bastante semelhante ao gol do Corinthians. Antony foi disputar bola e cometeu falta em Danilo Avelar. A bola bateu no corintiano e foi para a linha de fundo. A arbitragem concedeu escanteio para os visitantes no mesmo lado em que o gol corintiano foi iniciado. Na batida, Reinaldo achou Pablo entrando no primeiro pau. O atacante desviou e empatou o placar, calando a arena em Itaquera.

Volpi falha, e Gustagol coloca Corinthians à frente "sem querer"

O jogo se manteve com poucas chances para cada lado e, em uma delas, Volpi falhou feio. Em cruzamento de Fagner, o goleiro são-paulino conseguiu perder a disputa aérea com Vagner Love e não afastou a bola, que sobrou para o meio da área. Gustavo fez o movimento para chutar, a bola bateu na outra perna, mas terminou no fundo das redes do tricolor.

São Paulo quase empata, mas árbitro marca falta

Em nova jogada aérea, o São Paulo conseguiu empatar a partida com gol de Arboleda, mas o árbitro marcou um toque no braço do atacante Gonzalo Carneiro e anulou o gol.

Corinthians homenageia vítimas de tragédias de 2019

A Arena Corinthians preparou uma homenagem especial para as vítimas das tragédias recentes em 2019. O estádio recebeu uma faixa com a frase "solidariedade corintiana às famílias de Brumadinho, dos meninos do Ninho e do admirável Boechat". Além disso, a hora que o apito inicial foi dado, um bandeirão inteiro preto em demonstração de luto também foi levantado.

Carille estreia Júnior Urso, e Mancini põe Diego Souza e Nenê no banco

Os dois treinadores promoveram mudanças para o clássico. Junior Urso fez a sua estreia no meio-campo e jogou ao lado de Pedrinho, em um time que teve Jadson, Ramiro e Love no banco. O São Paulo de Mancini, por sua vez, entrou em campo sem seus atletas mais experientes. Diego Souza, Nenê e Jucilei assistiram a maior parte do jogo do banco de reservas. Bruno Peres não foi relacionado com conjuntivite.

Arena estreia camarote com "piscininha", jogos e até barbeiro

Um novo camarote foi inaugurado na noite de hoje. O espaço comporta até 300 pessoas e tem algumas novidades como uma piscina. O tamanho é semelhante a um ofurô para até quatro pessoas, mas não esteve tão concorrido por conta do clima, que não estava agradável. Além disso, o local ainda tem outras atrações como mesa de sinuca, pebolim e conta até mesmo com barbeiros.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2X1 SÃO PAULO

Data: 17 de fevereiro (domingo)

Hora: 19h (horário de Brasília)

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Árbitro: Lucas Canetto Bellote

Auxiliares: Daniel Luis Marques e Emerson Augusto de Carvalho

Gols: Manoel (COR), aos 43 minutos do primeiro tempo, e Gustavo, aos 27 minutos do segundo tempo; Pablo (SPA), aos 11 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Pedrinho e Cássio (COR); Igor Vinícius e Hernanes (SPA)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Henrique, Manoel e Danilo Avelar; Ralf, Junior Urso (Richard), Pedrinho (Mateus Vital), Sornoza e Clayson (Vagner Love); Gustavo. Técnico: Fábio Carille

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Hudson, Willian Farias (Nenê), Hernanes; Everton (Antony), Pablo (Diego Souza) e Gonzalo Carneiro. Técnico: Vágner Mancini

Errata: este conteúdo foi atualizado
Foi informado erroneamente que o jogo do Corinthians contra o Botafogo-SP será às 21h. A partida acontecerá às 19h.