Topo

Tite convoca Vinícius Jr. e Paquetá para amistosos da seleção brasileira

Do UOL, em São Paulo

28/02/2019 11h12

O técnico Tite convocou hoje (28) a seleção brasileira para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, que acontecem em março. A principal novidade é a presença de Vinícius Júnior entre os convocados. O atacante, que recebe a primeira oportunidade, convenceu o treinador após a sequência como titular do Real Madrid

Como já havia sido antecipado, Lucas Paquetá também foi chamado. O jogador chegou ao Milan recentemente, conquistou o técnico Gennaro Gattuso e ganhou espaço entre os titulares. De acordo com Tite, a versatilidade é um ponto positivo do ex-Flamengo. 

"Paquetá foi utilizado com Barbieri, com o Dorival como articulador. Ou tendo Arão e ele mais solto. Ou ele foi com o Barbieri para ter dois articuladores quando atuava com o Diego. Ele joga muito nas duas opções", destacou o técnico em entrevista coletiva. 

A convocação também marca o retorno de Daniel Alves à seleção brasileira. O lateral-direito do PSG perdeu a Copa do Mundo de 2018 e os amistosos do segundo semestre devido a uma lesão no joelho direito. 

Já a maior ausência é Neymar. Como previsto, o atacante do PSG ainda se recupera de uma lesão no pé direito e não participará dos jogos. Outro nome que está fora da lista é o do lateral Marcelo, que perdeu espaço no Real Madrid e virou reserva nos últimos jogos. 

A convocação divulgada hoje, primeira de 2019, é a última antes da lista oficial para a disputa da Copa América, que será realizada em junho, no Brasil. Tite disse que ainda não há qualquer definição sobre os nomes que vão jogar a competição continental. 

"Formatação de equipe para a Copa América, sem fechar, só vai ser fechada na sua última convocação", afirmou. "Sem fechar, absolutamente (a lista). O que trouxe em relação à preparação da Copa do Mundo. Aumentamos o leque de possibilidades. Quando eu assumi a seleção estávamos precisando produzir bem e ganhar. Ai já teve Copa do Mundo e isso restringiu as possibilidades. Aprenda com a seleção passada e damos oportunidades aos atletas para poder fechar mais para frente."

O Brasil enfrenta o Panamá, em Portugal, no dia 23 de março. Já no dia 26, a seleção encara a República Tcheca, em Praga. 

Confira a lista completa:

Goleiros
Alisson (Liverpool-ING)
Ederson (Manchester City-ING)
Weverton (Palmeiras-BRA)

Laterais
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Danilo (Manchester City-ING)
Daniel Alves (PSG-FRA)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)

Zagueiros
Eder Militão (Porto-POR)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Meio-campistas
Allan (Napoli-ITA)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fabinho (Liverpool)
Felipe Anderson (West Ham-ING)
Lucas Paquetá (Milan-ITA)
Philippe Coutinho (Barcelona-ESP)

Atacantes
Everton (Grêmio-BRA)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Manchester City-ING)
Richarlison (Everton-ING)
Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, Lucas Paquetá já foi convocado pelo técnico Tite para a seleção brasileira. O erro foi corrigido.