Topo

Botafogo

Quanta diferença! Botafogo vacila no Carioca após brilhar no mata-mata

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2019 04h00

O Campeonato Carioca é tido por muitos torcedores como a principal chance de título na temporada. O Botafogo, no entanto, tem feito exatamente o contrário. Mal no estadual, o Alvinegro tem surpreendido e passado com tranquilidade por seus adversários na Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

Logo na estreia da temporada, o Botafogo provou que teria muitas dificuldades no Campeonato Carioca. Derrota para a Cabofriense. O que poderia ser apenas um tropeço isolado virou má fase após empate sem gols com o Bangu. Veio o clássico com o Flamengo, com nova derrota

O time, então, entrou em campo bastante pressionado já na quarta rodada da Taça Guanabara. Recebeu o Resende, no Nilton Santos, e precisava de uma vitória para seguir vivo. Foi derrotado e eliminado do primeiro turno. Na última rodada, já sem chances, rodou o time e deu oportunidade a novos atletas: vitória tranquila, a primeira do ano.

A partir desse momento, o Botafogo passou a surpreender positivamente. E o desafio não era fácil. Dois duelos contra o Defensa y Justicia, que disputava as primeiras colocações do Campeonato Argentino, na primeira fase da Sul-Americana. O Alvinegro não tomou conhecimento e obteve duas vitórias: no Rio de Janeiro e em Buenos Aires.

Em meio aos dois jogos contra os argentinos estreia na Copa do Brasil. Impossível não lembrar da participação do Botafogo no ano passado, quando acabou eliminado na primeira fase para a Aparecidense-GO. O Alvinegro foi até Campina Grande, na Paraíba, e bateu o Campinense com autoridade.

Antes da estreia na Taça Rio, o Botafogo ainda teve novo duelo pela Copa do Brasil. Recebeu o Cuiabá-MT, no Nilton Santos. O time disputará a Série B e tem sido uma das sensações da temporada, até então invicto. O Alvinegro novamente se impôs e eliminou o rival sem qualquer tipo de susto.

Nesse balaio chegou a seis jogos sem perder - cinco vitórias no período. O astral era outro, assim como a confiança. Porém, ao rever os times pequenos, a arapuca que o deixou em má fase na temporada, voltou a se complicar. Derrota para o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira.

Com a derrota, o Botafogo segue com apenas um ponto após duas rodadas. O Alvinegro é o 4º colocado do Grupo C, mas vê uma diferença de cinco pontos para a Cabofriense, na segunda posição. Faltam quatro jogos para o fim da fase de grupos da Taça Rio. Na classificação geral, o time está 11 pontos atrás do quarto colocado e virtualmente eliminado.

Botafogo