Topo

Vice há 10 anos, Fábio é o terceiro brasileiro que mais jogou Libertadores

Marcelo Alvarenga/Agif
Imagem: Marcelo Alvarenga/Agif

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

05/03/2019 04h00

Jogador que mais atuou com a camisa do Cruzeiro em toda a história, Fábio também escreveu seu nome nas páginas da Copa Libertadores. O goleiro é o terceiro brasileiro com mais jogos disputados pela competição. Mas isso ainda é pouco para o camisa 1, que já teve uma oportunidade de ganhar a taça com o próprio Cruzeiro, mas bateu na trave e ficou só com o vice em 2009.

Há mais de uma década servindo ao Cruzeiro, Fábio já era titular naquela final de 2009 contra o Estudiantes. O empate sem gols na partida de ida, na Argentina, deixou o time próximo do tricampeonato, mas a equipe acabou caindo no Mineirão e deu adeus ao título. Naquela ocasião, o volante Henrique também estava na equipe.

"A gente deseja sempre conquistar, ainda mais fazendo parte do Cruzeiro há tanto tempo, vivenciando a história no dia a dia. Há muitos anos que não conquistamos essa competição, isso sempre gera um prazer maior de buscar isso para o nosso torcedor que, com certeza, dentro de todas as competições que iremos disputar, tem mais vontade de ser campeão. Sempre demonstram isso, sempre pedem o tri. O grupo tem essa ciência, temos grandes chances, mas será acirrado".

No ano passado, com os 10 jogos feitos no torneio continental, Fábio chegou a 73 partidas e ultrapassou o ex-companheiro e hoje rival Leonardo Silva. O Atlético-MG até entrou em campo por quatro vezes na atual edição, mas o defensor não jogou nenhuma partida e ficou para trás. Em segundo lugar aparece Danilo, ex-Corinthians e hoje no Vila Nova, contabilizando 82 partidas. Se o Cruzeiro chegar pelo menos às quartas de final, é possível que Fábio tome o posto. Para passar Rogério Ceni, no topo da lista, com 90 jogos, será necessário jogar mais uma Libertadores.

"Experiência é sempre bom, são situações vivenciadas em muitos anos e que você aprende muito. Isso é válido. Quero passá-los e ser campeão".

A campanha do Cruzeiro em busca do tricampeonato começa nesta quinta-feira. Às 19h, o clube vai até o estádio El Palácio, do Huracán, buscar seus primeiros pontos em Buenos Aires. A chave B do torneio ainda conta com Emelec, do Equador, e Deportivo Lara, da Venezuela.