Topo

Grêmio

André desencanta na estreia de Tardelli e Grêmio bate o São José-RS

André cumprimenta Montoya após gol do Grêmio sobre o São José - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
André cumprimenta Montoya após gol do Grêmio sobre o São José Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

09/03/2019 20h52

O Grêmio sobrou em campo e venceu o São José-RS por 3 a 0, hoje, na Arena, pela nona rodada do Gauchão. E na estreia de Diego Tardelli, o protagonista foi André, que marcou um gol e participou da construção dos outros dois, de Montoya e Pepê. 

Liderando o campeonato praticamente desde o início, o Tricolor chegou aos 23 pontos (de 27 possíveis). Tem o melhor ataque e a melhor defesa entre os 12 participantes da competição. Já o São José tem 12 e figura entre os que estariam avançando à próxima fase neste momento. 

Na próxima rodada do Gauchão o Grêmio terá pela frente o clássico contra o Internacional, domingo, na Arena. Antes, porém, recebe o Libertad, do Paraguai, pela Libertadores, terça-feira, também em casa. Já o São José visita o Avenida, no domingo. 

André desencanta com gol e construção de jogadas

Se o Grêmio ainda desconfiava da validade do investimento em André, e ele mesmo ainda não tinha mostrado o suficiente em Porto Alegre, hoje deu provas de que pode ser o que os aficionados esperam desde o ano passado. No primeiro tempo, participou diretamente da construção dos dois gols. Tabelou com Juninho Capixaba e cruzou para o corta-luz de Jean Pyerre e gol de Montoya. E ainda começou a jogada abrindo espaço e ainda enfiou de calcanhar para o gol de Pepê. Sobrou em campo e no segundo tempo ainda fez o seu gol. 

Capixaba dá espaços

O único porém na atuação de luxo do Grêmio foi Juninho Capixaba na defesa. Se no ataque o lateral esquerdo vai muito bem, atrás deixou espaços aproveitados pelo adversário. 

Diego Tardelli estreia com a camisa do Grêmio

A principal atração do jogo foi Diego Tardelli. Aos 17 minutos do segundo tempo, o atacante entrou na vaga de Darlan. Entre aplausos, foi recepcionado pelos torcedores. Ainda longe do ritmo ideal, participou pouco do jogo, e chamou atenção pelas mudanças de função. Jogou atrás do centroavante e ainda aberto pela direita.

Grêmio sobra em campo e domina o jogo

O Grêmio foi o Grêmio. Tudo que a torcida espera, e tem recebido, aconteceu no gramado da Arena. O time teve posse de bola, fez os movimentos ofensivos que é acostumado, contou com boas atuações individuais e não demorou para abrir o marcador. Até os 30 minutos já tinha feito dois belos gols, um de Montoya, outro de Pepê, nos quais além da boa conclusão ocorreram trocas de passes e deslocamentos medidos e corretos. Até o fim do jogo, em momento algum a equipe de Renato Gaúcho foi ameaçada de fato, ainda que tenha utilizado os reservas em razão da partida da Libertadores na próxima terça. 

São José sofre e pouco ameaça

Não é novidade que enfrentar o Grêmio é tarefa difícil. Dos times do Gauchão, apenas Brasil de Pelotas e Aimoré conseguiram empatar com a equipe azul, branca e preta. Ninguém venceu. Apenas uma vez no Estadual a meta foi vazada. E o São José padeceu da mesma forma que tantos outros. Confuso pela movimentação da linha ofensiva, o sistema 4-1-4-1 que tentou utilizar Rafael Jaques deu errado desde o início. Sem encaixar a marcação ou mesmo a construção, a equipe foi vítima fácil durante os 90 minutos. Até cresceu de alguma forma no segundo tempo e acertou a trave com Márcio Lima, mas jamais esteve no comando da partida. 

Um minuto de silêncio para mãe de Tite

Antes da partida, a Arena do Grêmio esteve em silêncio absoluto em respeito ao minuto de silêncio em homenagem póstuma a mãe do técnico Tite, da seleção brasileira. Dona Ivone Bacchi morreu na tarde deste sábado, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Tite treinou o Grêmio entre 2001 e 2003 conquistando uma Copa do Brasil e um Campeonato Gaúcho. 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 0SÃO JOSÉ-RS
Data
: 09/03/2019 (quarta-feira)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Árbitro: Douglas Silva
Auxiliares: Élio Nepomuceno e Júlio César Espinoza
Renda: R$ 281.542,00
Público: 9.104 (total)
Cartões amarelos:  Márcio Lima (SJ); Marcelo Oliveira (GRE); 
Gols: Montoya, do Grêmio, aos 20 minutos do primeiro tempo; Pepê, do Grêmio, aos 30 minutos do primeiro tempo; André, do Grêmio, aos 27 minutos do segundo tempo; 

GRÊMIO
Julio César; Matheus Henrique, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Darlan, Thaciano, Montoya (Thonny Anderson), Jean Pyerre (Leonardo Gomes) e Pepê; André (Diego Tardelli).
Técnico: Renato Gaúcho

SÃO JOSÉ-RS
Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Éverton Alemão e Dudu Mandai; Bruno Jesus (Márcio Jonatan), Tássio, Crystopher (Everton Júnior), Tavares e Matheusinho; Tiago Pará (Vandinho).
Técnico: Rafael Jaques

Grêmio