Topo

Paulista - 2019

Com "sombras europeias", laterais tentam brilhar em Corinthians x Santos

Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eder Traskini e Samir Carvalho

Colaboração para o UOL, em Santos

10/03/2019 04h00

Eles são titulares de seus clubes, mas não tem a posição assegurada. A cada nova notícia, o futuro de Danilo Avelar, do Corinthians, e Felipe Jonatan, do Santos, balança. Os dois laterais-esquerdos estão cientes de que os clubes buscam jogadores que atuam na Europa para suas posições, mas sabem que uma grande atuação em um clássico pode esfriar de vez as difíceis negociações.

Com Guilherme Arana e Jorge na mira de Corinthians e Santos respectivamente, Avelar e Jonatan convivem com a sombra da Europa, mas diante das arrastadas negociações terão a chance de brilhar no clássico de hoje, às 16h, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Paulista. A situação dos laterais, no entanto, é bastante distinta.

Danilo Avelar chegou ao Corinthians ainda no ano passado para suprir a ausência de Sidcley e foi titular na maior parte da temporada. Foram 27 na temporada de 2018 e um bom momento logo quando chegou. No entanto, o jogador não conseguiu manter atuações consistentes e começou a ser questionado pela torcida.

O lateral ainda não é unanimidade, mas sabe bem como aproveitar um clássico: neste ano, diante do Palmeiras, anotou o gol que deu a vitória ao Corinthians e chegou a empolgar a torcida. Seu contrato de empréstimo vai até julho e o Timão terá de pagar 1,5 milhões de euros, cerca de 6,5 milhões de reais, para ficar em definitivo com o jogador.

Felipe Jonatan vive situação oposta. Recém-chegado ao Santos, o lateral vem para preencher a lacuna deixada por Dodô na esquerda e fez apenas um jogo até aqui, a vitória por 3 a 2 sobre o Oeste. O Peixe pagou 6 milhões de reais para tirá-lo do Ceará e aposta bastante no jogador, mas ainda sonha com a contratação de Jorge para reforçar o elenco que conta apenas com Orinho como opção.

No entanto, diante da dificuldade na negociação por Jorge, o Santos já não está tão otimista em conseguir trazer o atleta que pertence ao Monaco (FRA) e uma boa atuação de Felipe Jonatan pode sacramentar até uma desistência do negócio. O lateral teve estreia discreta contra o Oeste, mas demonstrou capacidade e potencial em algumas jogadas.

A atuação dos laterais é apenas um dos ingredientes do segundo clássico entre Santos e Corinthians do ano, que também terá o duelo de estilos entre os técnicos Fábio Carille e Jorge Sampaoli. No primeiro duelo entre os rivais no ano, o amistoso no início da temporada, empate por 1 a 1.